Home » Utilidade Pública » Como voltar a trabalhar depois da licença-maternidade

Como voltar a trabalhar depois da licença-maternidade


Saiba como voltar a trabalhar depois da licença-maternidade. Fique a par de direitos e procedimentos.

A volta ao trabalho após o período destinado aos cuidados referentes à criança recém-nascida deve ser bem entendida.

Para quem vive esta situação, o portal GNT dispõe de algumas dicas a respeito do assunto.

A preparação para volta é um dos elementos ajuizados. O preparo, de fato, começa cedo. É preciso mudar a rotina dentro da empresa.  Analisar um cargo que seja compatível e com flexibilidade é fundamental. Ponderar tópicos como distância entre trabalho e creche e a redução de viagens também é importante.

É preciso que planejamento e praticidade sejam acertados. Buscar alguém para ficar com a criança é um das escolhas mais relevantes. Uma pessoa da família pode ser boa opção, mas, em caso de creche, a mãe deve acompanhar a transição e a adaptação do bebê.

Saiba mais sobre o retorno ao trabalho após a licença-maternidade

Cuidados com a amamentação também devem ser pensados. A recomendação é que a criança seja alimentada somente por leite materno até os seis meses de vida.

A volta da mãe ao trabalho é geralmente antes disso. A legislação permite que a progenitora fique seis meses fora de trabalho, mas a escolha é facultativa à empresa.  Quando o retorno se faz antes dos seis meses, a amamentação deve ser feita antes e depois da jornada.  O uso de uma bombinha para retirar o leite excedente também é uma opção, tendo-se, claro, condições adequadas de higiene e assepsia. O leite materno possui validade de 24 horas sob refrigeração. Quando congelado, de quatro ou cinco dias.

Sem sentimento de culpa. É importante que as mães saibam que o bebê pode ficar um tempo sem ela, que este vai ficar bem.

Procurar por empresas que facilitam a vida neste contexto também pode ser uma boa ideia. Há companhias que disponibilizam um período de licença também ao homem, ou mesmo dispõem de um espaço à amamentação, quando há a possibilidade de alguém levar o bebê a local.

Atualize-se e tenha uma vida profissional mais efetiva

No mundo do trabalho, é preciso que mantenhamos caminhos sempre crescentes e práticos. Para isso, é imperativo que almejemos maiores aprendizados e tenhamos ciência sobre como encontrar e se candidatar às melhoras vagas de labuta.

Uma boa proposta para quem busca maiores conhecimentos, e de uma forma bem facilitada, é conferir já estas boas ofertas de “Cursos Gratuitos”.

Nesta mesma conjuntura, outra boa ideia para a melhoria de nossas competências é dar uma olhada também nas oportunidades alusivas ao espaço “Educação”.

Já se sua ideia é verificar como anda as movimentações nas mais distintas áreas de atuação, a pedida é acessar estas  “Vagas de Emprego”.