Home » Dicas » Como usar redes sociais para encontrar emprego

Como usar redes sociais para encontrar emprego




Você sabia que um perfil em uma Rede Social pode te beneficiar ou até mesmo comprometer um possível ingresso numa empresa? Saiba porquê!

Hoje em dia, a internet está cada vez mais sendo vista por milhões de pessoas. E entre estas pessoas, estão aqueles que recrutam e empregam uma grande parcela de  profissionais no mercado. Devido a isto, é preciso tomar cuidado com as informações que são colocadas em redes sociais que frequentamos no mundo virtual. E não é só isso, este universo também pode ser a porta de entrada para que você entre em uma boa vaga, saiba como utilizando as quatro dicas que vamos te dar. Elas são baseadas em um artigo que fala sobre um texto do co-fundador da empresa Venturocket, Marc Hoag.

Este CEO e executivo conceituadíssimo no mercado, está já há algum tempo criando teses e dando dicas que visam ajudar os profissionais e entusiastas deste setor, com vários conselhos em questões pertinentes no campo profissional. O artigo no qual este texto se baseia, ressalta que em seus estudos, Hoag pontua que 80% das empresas checam os perfis sociais dos candidatos, antes mesmo de convidá-los para uma entrevista pessoal. Vamos as dicas em tópicos que podem te ajudar.





1ª – Mantenha o senso crítico ao atualizar o seu perfil

De acordo com o pesquisador, é comum que as pessoas esqueçam que o perfil que ela tem em alguma Rede Social como: Orkut, Facebook ou o LikedIn. Mas é preciso que você tenha em mente que o seu perfil nestas redes é uma espécie de seu portfólio. Ali poderá ser encontrado as suas fotos e manifestações públicas na rede. Diante a isto, não é bom que contenham coisas impróprias, que possam distorcer ou comprometer a sua imagem perante ao empregador. É preciso ficar atento as fotos, mensagens e tudo que você posta ou atualiza. Até uma mensagem no Twitter pode ser comprometedora. Fique esperto no que você escreve.

2ª – Mas não se iniba tanto e principalmente, comunique-se

Não finja ser uma pessoa que não é e também não seja cuidadoso ao extremo. Isto também pode soar de forma ruim para a sua imagem. É preciso ter cuidado, mas isto não vai te impossibilitar de se expressar de maneira original com seus amigos. Seja você mesmo e não abuse nos erros ortográficos. Gírias de internet são permitidas, isto é completamente normal na rede.

– Veja várias vagas de emprego pelo país!

3ª – Conecte-se nas redes

Ter apenas um perfil em uma Rede Social não é o bastante. Em quanto mais plataformas virtuais você estiver conectado, maior será as suas chances de ser encontrado. Vamos te dar aqui uma lista dos principais sites mundiais de relacionamento e neles você poderá interagir. As empresas estão agregando vários destes veículos aos seus campos de captação de novos empregados. Conecte-se e antecipe suas chances!

Twitter
Facebook
LinkedIn
Orkut

4ª – Esteja sempre ao lado das empresas que você desejaria trabalhar

Apoie e esteja sempre conectado com as empresas que você gostaria de estar empregado. Mesmo de forma proativa, não é deselegante cortejar uma empresa por querer fazer parte do grupo. Portanto, siga a empresa no Twitter e atue com ela também no Facebook. O Hoag faz a ressalva apenas para o LikedIn, pois muitos profissionais não gostam de ser contatados por outros profissionais dos quais não conhecem – através desta Rede Social. Mas no caso do LikedIn, é legal participar de comunidades e grupos. Isto sim é galgar uma relação saudável com a empresa e os profissionais que nela trabalham.

Espero que tenham gostado  das dicas. No mais é ser honesto sempre e não abusar nunca na dose. Mantenha sempre o equilíbrio e seja cauteloso nas postagens, mas nunca esquecendo de ser comunicativo e extrovertido. Boa sorte!

Informações captadas no site: olhardigital.uol.com.br

Como usar redes sociais para encontrar emprego
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*