Home » Utilidade Pública » Como saber se um alimento está estragado – Dicas

Como saber se um alimento está estragado – Dicas




Como saber se um alimento está estragado – Dicas. Quando o contexto é alimentação, todos os cuidados devem ser tomados.

Para que mantenhamos uma boa saúde, é imperativo que estejamos sempre cientes sobre o que estamos ingerindo.

Por isso todos os procedimentos referentes à busca por alimentos de qualidade garantida são fundamentais.





No que diz respeito a como ter ciência sobre o estado de alimentos, o portal Bonde pondera alguns pontos sobre o assunto.

Dicas sobre como manter alimentos saudáveis

  • Ovos: para verificar se este alimento está estragado, coloque-o em uma tigela com água. Os ovos estragados boiarão. Os bons ficarão no fundo da tigela.
  • Carne vermelha: para verificar se a carne está estragada, confira se há alguma parte cinza. Se o cheiro estiver desagradável, jogue fora. Outra maneira para ver o estado da carne é passar o dedo sobre o alimento. Se a textura estiver viscosa, descarte-a.
  • Carne de Porco: testes de cheiro, visão e tato da carne vermelha também se enquadram para ver se o alimento está estragado ou não. A carne deve estar rosada e ter leve cheiro de sangue. Se esta estiver vermelha escura ou sem cor, elimine-a.
  • Carne de Frango: Não conserve o frango cru na geladeira por mais de 48 horas. Não coma frango congelado há mais de seis meses. Quando o alimento está podre, apresenta cheiro azedo, como amoníaco. Se estiver descolorado ou viscoso, lixo.
  • Frios: Os frios devem se manter frescos pelo período de duas semanas se estiverem bem embalados. Quando abertos, a vida útil é reduzida. Confira cheiro e textura viscosa ou não.

Como preservar e cuidar dos alimentos

  • Alface: O alimento dura uma semana na geladeira. Fique atento a marcas escuras ou marrons. A alface fresca possui cor verde ou roxa avermelhada.
  • Batatas: deve ser guardada em lugar fresco e escuro. Quando uma batata apodrece, contamina as outras também. Para ser consumida, a batata deve estar firme. Se estiver mole ou possuir cheiro forte, elimine-a.
  • Manteiga de Amendoim: com alto teor de gordura, o alimento não possui fungos, mas atente-se a data de vencimento e ao cheiro.
  • Cream Cheese e requeijão: estes alimentos devem ser consumidos frescos. Se estiverem com pontos ou aspecto esverdeado, jogue-os fora. Quando abertos, devem ser consumidos em uma semana.
  • Morangos: A fruta estraga de modo fácil. Cuide mudanças de cor e preste atenção em manchas com pelos de mofo embranquecido. Morangos maduros são firmes e vermelhos brilhantes.
  • Iogurte: atente-se ao cheiro para ver se o alimento está estragado Observe a validade. Se a tampa estiver estufada, coloque no lixo.
  • Peixe: Este alimento, quando estragado, apresenta cheiro muito forte. Em casos de peixes com cheiro forte natural, o ideal é procurar por cores opacas ou descoloração. Se o alimento se apresentar amarronzado, cinza ou amarelado, jogue-o fora.

Quer saber outras ideias bem práticas para levar um dia a dia mais agradável? Então confira também estas outras “Dicas”.

Como saber se um alimento está estragado – Dicas
Avalie essa matéria!