Home » Vida financeira » Como pedir aumento salarial ao chefe

Como pedir aumento salarial ao chefe




A situação financeira é um elemento da vida que exige uma tendência crescente, isto é, a remuneração – incluindo aí benefícios e vantagens – não pode diminuir com o passar do tempo e das experiências profissionais. Em sentido contrário, tendo o empregado merecido aumento e reconhecimento por parte de seu setor e/ou área profissional, o aumento salarial configura-se como fator de motivação.

No entanto, requisitar um aumento de salário não é tarefa fácil na medida em que exige autoconfiança e considerável segurança no que se propõe. Isto porque é possível que o empregado fique mal visto ou, da mesma maneira, se prejudique de alguma outra forma. É aconselhável não requisitar aumento em situações de grande estresse, como em dias muito atribulados, nem em eventos nos quais o superior direto do empregado necessite de serviços exclusivos deste – uma vez que tal ação pode aparentar certa chantagem.

Em entrevista com a psicóloga Darlene Souza, foi dito que aumentos salariais deveriam acontecer naturalmente com o desenvolvimento profissional do funcionário. No entanto, como isto não ocorre com a freqüência nem da maneira que deveria, vários empregados se sentem na obrigação de negociar com seus superiores por novas condições financeiras. Alguns, inclusive, buscam oportunidades em outras empresas.





Ainda assim, as responsabilidades no aumento não recaem somente sobre o chefe. De fato, o funcionário deve questionar-se sobre o merecimento ou não de tal aumento. Principalmente no que é pertinente a execução de expectativas, às condições atuais da empresa, à validade da quantidade salarial pedida etc. O empregado deve considerar, antes de tudo, se o aumento é condizente com as situações contemporâneas de mercado e deve indicar isto ao superior, informando-o das vantagens em se investir nos trabalhador eficiente.

O que dizer ao pedir aumento de salário

O funcionário não deve embasar o pedido em apelações pessoais, como insuficiência no pagamento de contas e demais despesas – visto que tais problemáticas, embora válidas, não concernem ao chefe. Não inventar fatos também é imprescindível, uma vez que arriscar com a vida financeira não é ação inteligente nem segura.

Em todo caso, se o superior negar o pedido, o empregado deve levar em consideração os motivos para tanto. Ser otimista e não possuir ressentimentos desnecessários é sempre uma demonstração de maturidade e crescimento pessoal.

Como pedir aumento salarial ao chefe
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*