Como identificar se seu filho precisa usar óculos

Como identificar se seu filho precisa usar óculos

É alto o número de crianças que apresentam problemas de visão e que precisam usar óculos. Dificuldades para enxergar a lousa e para ler livros ou caderno é como a maioria das crianças começa a sentir que a visão não vai bem. Porém, são poucas as crianças que comentam algo sobre as dificuldades em casa ou na escola. Por isso é que pais e professores devem estar sempre atentos a alguns comportamentos que podem indicar a necessidade de usar óculos para a correção da visão.

Veja a seguir quais são eles:

Leia também: Como montar um canto para estudos

Comportamentos que revelam problemas na visão das crianças

  • Problemas na visão podem aparacer logo na infância. (Foto: Divulgação).
    Problemas na visão podem aparacer logo na infância. (Foto: Divulgação).

    Dores de cabeça fraquentes: se a criança começar a reclamar repetidas vezes de dor de cabeça, principalmente quando está na escola ou faz a lição em casa, é preciso investigar as causas. Muitas vezes a dor pode ser na testa, resultado de grande esforço para tentar enxergar melhor.

  • Assistir televisão bem de perto: se seu filho tem o costume de aproximar os olhos da tela da tv quando vai assistir, pode ser sinal de miopia. Preste atenção se ele faz o mesmo quando vai ler um livro ou jogar um game de bolso.

  • Lacrimejar demais: se a criança lacrimeja excessivamente enquanto estuda ou lê um livro pode ser sinal de que algo está errado.

  • Acompanhar a leitura com o dedo: isso pode ser mais do que um hábito, pode indicar que ela possui problemas como a síndrome dos olhos preguiçosos, que faz com que as palavras pareçam muito próximas, o que dificulta a leitura.

  • Coçar os olhos exageradamente: a coceira insistente nos olhos pode ser sinal de fadiga ocular.

  • Andar olhando para o chão: alguns problemas podem provocar visão desfocada ou dupla, o que leva algumas crianças a andarem olhando para o chão para evitar quedas e tropeços.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *