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Como evitar a fadiga muscular


Você sabe o que é fadiga muscular e como evitar esse mal? Veja aqui alguns detalhes sobre essa situação desconfortável. A fadiga pode ser percebida pela dificuldade em realizar exercícios físicos ou até mesmo atividades que fazem parte da rotina, como limpar a casa, caminhar ou demais situações que forcem o músculo do corpo.

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O que é a fadiga muscular?

O que é fadiga muscular: O tecido muscular esquelético tem capacidade para produzir níveis elevados de força quando ativado, porém quando a incapacidade de produzir repetitivamente um esforço utilizando a potencia muscular se manifesta, então podemos dizer que há fadiga muscular.

O que causa a fadiga muscular: Ela pode ser causada por diversos fatores mecânicos, que estão relacionados com os músculos. As fibras nervosas que são responsáveis pelos movimentos, recebem estímulos cerebrais, que por sua vez devem estar funcionando perfeitamente, qualquer falha pode provocar uma contração muscular. A falta de energia, o acúmulo de metabólitos como o ácido lático que ocorre durante a atividade física, assim como a queda do pH tecidual, podem ser a causa da fadiga. Ou seja, o corpo pode estar gastando mais energia do que o que está sendo produzido, acarretando a fadiga muscular.

 Cuidados para evitar a fadiga muscular

Como evitar a fadiga: Fazer exercícios físicos sob a orientação de um profissional e na quantidade ideal pode ajudar a evitar esse tipo de problema.  O cansaço muscular impede a realização de exercícios físicos, por isso não exagere em seus treinos.  Outro detalhe importante e que deve ser realizado sempre que for participar de um treino físico é o alongamento, ele ajuda a reduzir a tensão muscular.

Alimentação interfere na fadiga muscular? Sim a alimentação deve ser equilibrada, contendo nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, incluindo carboidratos, fibras, frutas e cereais integrais que são responsáveis por aumentar a capacidade energética do ser humano.

Alongamento para evitar a fadiga muscular

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Faça alongamentos sempre antes e após a realização de exercícios físicos.

Caso a situação persista, procure sempre a orientação de um médico. (Gostou da dica? Leia também sobre Como Evitar a Flacidez Corporal).