Home » Concursos » Como estudar para o concurso do Ibama e da ANA 2012

Como estudar para o concurso do Ibama e da ANA 2012


Saiba aqui como estudar para o concurso do Ibama e da ANA 2012.

O Ibama e a Agência Nacional de Águas (ANA) estão com Concurso Público em aberto, ambos com provas agendadas para o mesmo dia, 21 de setembro de 2012. Pensando nisso, o nosso site preparou algumas dicas de como estudar para ambos certames.

Concurso do Ibama e da ANA

  • O Ibama pretende preencher 300 vagas, distribuídas em diversas unidades da federação.
  • Já a Agência Nacional de Águas (ANA) espera suprir 45 vagas, destinadas à Brasília.

Como estudar para os concursos do Ibama e da ANA?

Ibama – Como estudar?

  • Serão cobrados 50 itens, referentes aos conhecimentos básicos: português, informática, atualidades, matemática (com pontos de matemática financeira) e ética no serviço público.
  • Além disso, haverá 70 questões relativas aos conhecimentos específicos: direito constitucional, direito administrativo, legislação específica, noções de administração, orçamento, finanças e contabilidade pública (com pontos de administração de recursos materiais), noções de gestão de pessoas e noções de arquivologia.
  • O candidato precisará fazer, no mínimo, 10 pontos dos conhecimentos básicos, 21 dos específicos e 36 do total das 2 provas objetivas para não ser reprovado.

ANA – Como estudar?

  • Serão cobradas 10 questões de português, 12 de raciocínio lógico, 4 de ética, 4 de informática, 6 de legislação específica, 6 de direito constitucional e 8 de direito administrativo, que inclui noções de contabilidade pública, de processo orçamentário e financeiro, gestão de materiais e de recursos humanos, além de noções básicas de auditoria.
  • A prova discursiva abordará o tema da legislação específica, direito constitucional e/ou direito administrativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*