Home » Dicas » Como escolher o tênis ideal para corrida

Como escolher o tênis ideal para corrida


Você sabe como escolher o tênis ideal para corrida? O par perfeito vai muito além da bela aparência e design moderno.

Muitas pessoas não conhecem os critérios corretos que devem levar em consideração antes de comprar um tênis para corrida. A atividade física exige muito esforço, e tem impactos sobre a coluna e membros. Sendo assim, é preciso que o tênis proporcione conforto e segurança para um melhor desempenho do atleta.

Além de ser adequado ao seu tipo de pé e correspondente à sua numeração, o tênis ideal deve ser 100% nos quesitos conforto, amortecimento, flexibilidade, baixo peso e estabilidade.





Leia também: Incontinência urinária – Sintomas, como tratar

Tênis para corrida: como escolher o ideal?

  • Escolher o tênis ideal é fundamental antes de começar a correr. (Foto: Divulgação).
    Escolher o tênis ideal é fundamental antes de começar a correr. (Foto: Divulgação).

    Não se assuste com os preços: os preços dos tênis para corrida podem ser maiores do que o esperado, mas não opte pelo mais barato sem antes analisar bem, já que a saúde do seu corpo deve vir em primeiro lugar. Para atletas iniciantes, os preços de tênis satisfatórios são a partir de R$ 200.

  • Qual é seu tipo de pisada? Qual o tipo de pisada do atleta é importante para identificar o melhor modelo de tênis. Existem três tipos de pisada: pronador, supinador e neutro que equivalem, por ordem, ao pé plano, pé côncavo e pé normal.

  • Relacione o tipo de pisada à características do tênis: caso o atleta possua pisada tipo supinador, o amortecimento é o quesito mais importante. Já para a pisada tio pronador a estabilidade deve guiar a compra.



  • E o solado? O solado também é importante durante a escolha, e ele também deve ser escolhido com base no tipo de pisada. Para atletas com pisada do tipo neutro ou supinador o solado semi-curvo é ideal, pois não possui curvatura definida, garantindo mais estabilidade e flexibilidade. Pisada do tipo pronador moderado se exercita bem com solado semi-plano, que possui curvatura bem leve, pouca estabilidade mas muita flexibilidade. Já pessoas com pisada pronador acentuado devem optar por solados planos, com pouca ou nenhuma curvatura, que oferecem muita estabilidade ao corredor.

  • O que mais devo levar em conta? Outras características fundamentais na hora da compra são as seguintes: conforto, amortecimento, flexibilidade, estabilidade, baixo peso e solado resistente.



Como escolher o tênis ideal para corrida
Avalie!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*