Home » Beleza e Saúde » Como controlar as emoções para emagrecer

Como controlar as emoções para emagrecer


Para muitos, emagrecer não é tarefa fácil. No entanto, perder quilos não está somente ligado a uma dieta saudável, ou se fazemos ou não exercícios físicos: estudos mostram que nosso estado de humor está diretamente ligado à dificuldade em emagrecer.

Saiba mais a seguir, e veja como conseguir controlar as emoções para emagrecer:

Hormônios ligados ao estresse dificultam o emagrecimento





Pessoas que sofrem de estresse, angústia, ansiedade e depressão têm maior propensão a engordar. Isso porque, quando estão nestas situações, costumam se alimentar mais, e muitas vezes de maneira descontrolada, como forma de buscar conforto, de compensar o que sentem.

No entanto, estudos revelaram que pessoas que apresentam estes estados de espírito têm tendência a engordar mais facilmente, mesmo que comam pouco. Tudo acontece da seguinte maneira: alterações emocionais causadas por estresse, angústia, ansiedade, depressão, estimulam as glândulas supra renais, que produzem alguns hormônios, como o cortisona, que faz com que a pessoa ganhe peso.

O cortisona interfere na concentração de insulina, podendo causar diabetes, além de pressão alta, infarto e derrame. Outra conseqüência dos níveis de insulina desregulados, é que a fome também passa a ser constante, favorecendo o ganho de peso.

Da mesma maneira, quando os níveis de serotonina (hormônio da felicidade e do bem estar) estão baixos, pode ocorrer tristeza, depressão e compulsão por comida.



Assim, pessoas que são mais sensíveis aos descontentamentos do dia a dia, bem como as bipolares, têm maior facilidade para engordar, mesmo que sigam uma dieta rigorosa, pois os hormônios liberados por tais emoções favorecem o ganho de peso.

A dica dos especialistas, para manter a forma e a saúde, é tentar manter o equilíbrio emocional, ser mais forte e inabalável, com menos oscilações de humor, tentando encarar a vida de maneira mais leve.

Veja em Beleza e Saúde outras dicas importantes para seu bem-estar.



Como controlar as emoções para emagrecer
Avalie!