Como colocar quadros na parede

Dar aquela renovada em casa é algo que muitas pessoas têm sentido, ainda mais quem está trabalhando home office e quer mostrar nas casas de vídeo um fundo bem agradável. Por isso, muitos optaram por aprender como colocar quadros na parede.

Os quadros são formas bem casuais, elegantes e até mesmo divertidas de decorar.

Foto: Interior Design – LoveToKnow

Então, se você quer uma repaginada nos ambientes de sua casa, escritório, loja ou empresa, continue aqui com a gente e aprenda agora como colocar quadros na parede. Confira!

Aprenda como colocar quadros na parede

Quem indica a melhor forma sobre como colocar quadros na parede, é ela própria. Por isso, vamos te explicar 3 formas bem simples de como fazer isso. E lembre-se de utilizar um nível para não deixá-los tortos.

A primeira dica para que você consiga instalar seus quadros com grande facilidade, é utilizar fita banana. Neste caso, alguns pedacinhos ao longo da moldura já são suficientes.

O segundo caso, é a forma convencional: através da utilização de pregos e martelo. Neste caso, você pode usar um pregador para manter o prego ereto e não se acidentar com o martelo. Para paredes muito rígidas, opte por pregos de aço.

Por último, no caso de quadros pesados, será preciso utilizar parafuso e bucha para sustentar o peso.

Agora, se você quer ver essas colocações na prática, veja o vídeo abaixo.

Como alinhar quadros na parede

Para alinhar quadros na parede você pode utilizar diversos recursos. O primeiro passo é realizar a medida do espaço e dos quadros que se deseja instalar. Em seguida, realize um croqui para facilitar a visualização de como você irá realizar o alinhamento em sua parede.

como colocar quadros na parede da sala
Foto: Popular Mechanics

Uma das ideias para poder demarcar e alinhar os seus quadros antes de instalar, é cortar pedaços de papelão e colá-los na parede ou realizar as demarcações através de marcações com lápis na parede.

Para saber se tudo está na devida distância padronizada, utilize uma régua ou uma trena. Já para saber se o alinhamento está nivelado, basta utilizar algum instrumento que contenha a ferramenta nível de bolha ou digital.

Hoje no mercado, você pode encontrar réguas que já vem com esse acessório embutido.

Fazendo dessa forma, você consegue planejar e ter uma melhor visualização do resultado final. Além disso, você passa a ter a vantagem de minimizar as chances de erros e de prever o resultado final.

Aprenda com o canal Montacasa:

Como organizar quadros na parede

Você sabia que uma simples composição de quadros pode ser a peça chave para a sua decoração?

Através de diferentes estilos, tamanhos, formatos e cores, há diversas formas de organizar quadros na parede. Veja a seguir as melhores formas.

Uma das principais formas de se organizar, é deixar a obra principal na parte central, destacando ainda mais através de um quadro maior. Complete o espaço delimitando com quadros menores.

como colocar quadros na parede da sala de estar
Foto: Lowe’s

Aposte no passe-partout, uma técnica que chama a atenção para o centro da composição através de suas cores secundárias que estão contidas na imagem, sem utilizar o tom principal do quadro.

Outra grande ideia de composição é o uso de porta retratos antigos. Aqui, você pode colocar novas ideias de quadros para expor, mas utilizar as molduras antigas organizando na parede com a mesma disposição que decorações antigas.

Assim, para garantir total organização, você pode realizar uma pré. Apenas depois de definir certamente como será a disponibilização, você realiza a montagem oficial na parede.

como colocar quadros na parede do corredor
Foto: Lowe’s

Para garantir um efeito mais nobre e luxuoso, aposte em molduras douradas

Outra dica para garantir um efeito expressivo, não posicione imagens com tonalidades muito próximas umas das outras. E por fim, aposte na assimetria das formas durante a instalação. 

Veja melhor disposição de quadros na parede da sala

Neste caso, é fundamental analisar bem o local em que se planeja adicionar os quadros. Assim, você terá um espaço delimitado para trabalhar.

Além disso, você também precisa compor o estilo do quadro com o restante da sala. Mas nada te impede de brincar com os tamanhos dessas peças.

Veja melhor disposição de quadros na parede da sala
Foto: Go Room by Room

Então, se você deseja alongar a sua sala, aposte em composições com quadros retangulares e na horizontal. Agora, se você deseja aumentar o seu pé direito, você pode apostar em peças retangulares maiores e na vertical.

Entretanto, há uma infinidade de modelos e estilos que você pode estar compondo. Então não tenha medo de realizar misturas de tamanhos, formatos, cores e muito mais.

Veja a seguir algumas ideias de composições e disposições de quadros na parede da sala. Vejas as dicas do canal Casa GNT:

Como colocar quadros na parede do corredor

Hoje estamos bem livres para decorar. Quanto mais criatividade, melhor. Assim, há várias formas sobre como dispor os quadros para corredor. Mas, cada ambiente é um caso. Temos corredores pequenos, longos, estreitos e largos. Sem contar a altura do pé direito.

quadros no corredor
Foto: Camila Sanint Londoño

A primeira dica é antes de adquirir ou instalar os seus quadros, utilizar pedaços de papelão para que você faça uma composição mais planejada no ambiente, ainda mais se você estiver realizando a instalação de quadros em um corredor muito estreito.

Você pode utilizar prateleiras lineares e estreitas apenas para dar sustentação aos seus quadros ao longo do corredor. São formas diferentes e bem modernas de decorar.

E, por fim, caso você tenha algum móvel em seu corredor, seja um aparador, um buffet ou qualquer outra mesinha, você também pode utilizar essas peças para apoiar os seus quadros.

Vejas as dicas do canal da Carla Oliveira: