Benefícios da leitura para o cérebro

O hábito de ler é muito saudável. Além de estimular a criatividade, a leitura traz novos vocabulários, informações e conhecimentos. Pesquisas comprovam que bebês ainda na barriga das mães, durante a gestação, respondem ao estímulo de conversas, música e leitura. A atividade deve ser estimulada durante a infância, para que na vida adulta a leitura seja vista como algo prazeroso e rotineiro.

Por ser um assunto muito intrigante, diversas pesquisas continuam sendo realizadas para se descobrir os benefícios da leitura, confira:

Importância da leitura para cérebro

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica, na França, revelou que a leitura estimula o cérebro. Com a leitura, o lobo temporal esquerdo do cérebro (região atrás da orelha) é ativado, com a finalidade de fazer com que a pessoa entenda o que está lendo. O mesmo não acontece com os analfabetos, já que seus cérebros não aprenderam a interpretar as letras.

Outra pesquisa, realizada pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, descobriu que a leitura pode aliviar a tensão do dia-a-dia. Quando o cérebro está voltado para entender o que está sendo lido, o corpo atua transferindo sua atenção para as áreas cerebrais e visuais, fazendo com que os músculos do coração fiquem mais relaxados. O mesmo ocorre com os cinco sentidos, que são “desligados”, e a atenção é toda voltada para a leitura, daí a sensação de prazer e bem-estar, espantando preocupações e estresse.

Com o envelhecimento, muitas pessoas tornam-se menos ativas, tanto física quanto mentalmente, e com isso o cérebro tende a tornar-se “preguiçoso”. É preciso estimulá-lo, e a leitura é ideal para isso. O esquecimento não deve ser visto como um processo natural da idade.

Acesse Dicas e confira outras matérias interessantes sobre os mais variados temas.