Benefícios do vinho tinto para saúde

Veja aqui informações sobre os benefícios do vinho tinto para saúde. Os benefícios do consumo moderado de vinho tinto para a saúde são conhecidos há algum tempo. No entanto, não se sabia claramente qual era o componente responsável pelos efeitos benéficos: o álcool ou a uva. Pesquisas recentes trouxeram a resposta a essa dúvida:

Quais são os benefícios do Vinho Tinto?

O vinho tinto oferece muitos benefícios à saúde. (Foto: Divulgação).

Pesquisas realizadas recentemente pela Universidade de Barcelona revelaram que tanto o álcool quanto a uva são responsáveis pelos diversos benefícios oferecidos à saúde pelo consumo moderado do vinho tinto.

Dentre os benefícios detectados, verificou-se que o vinho tinto funciona como um antioxidante no organismo, retardando o envelhecimento do cérebro, dos músculos e do coração.

Além disso, o consumo de vinho aumenta o nível da substância interlucina-10 no sangue, capaz de diminuir a inflamação nas artérias.

A ingestão do vinho tinto atua também diminuindo os níveis de LDL, ou “colesterol ruim”, reduzindo consideravelmente as chances de derrames cerebrais e acidentes cardiovasculares.

Cuidados

Apesar dos benefícios do vinho para saúde, é importante ficar atento a uma questão. Não se deve ingerir vinho ou qualquer outra bebida alcoólica em excesso, pois os efeitos negativos aparecerão e sua saúde será prejudicada. Dentre as doenças que exigem cuidados estão: cirrose, pancreatite, úlcera, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, gastrite e diabetes.

Leia também:

– Como controlar as emoções para emagrecer.