Vantagens e desvantagens de ser arquiteto

A profissão de arquitetura é uma das mais promissoras no Brasil, levando em consideração o crescimento das construções e o mercado aquecido, os profissionais dessa área têm grandes oportunidades no mercado profissional. Veja aqui dicas e informações sobre as vantagens de se tornar um arquiteto.

Profissão Arquiteto

Alguns jovens ficam inseguros ao escolher essa profissão, devido às provas de aptidão que algumas universidades de grande porte costumam aplicar, na hora de avaliar o aluno. Não é necessário ter experiência e saber desenhar, porém o desenvolvimento dessa característica pode ser um diferencial e deve ser conquistada com o exercício da prática, no cotidiano do ensino e da profissão.

Ao contrário do que muita gente acha o profissional de arquitetura não é apenas uma mão de obra luxuosa, ela passou a ser essencial na sociedade.

O curso geralmente tem a duração de 4 a 5 anos e tem como objetivo formar profissionais capazes de proporcionar suporte e melhor aparência nas construções privadas e públicas. O arquiteto tem papel fundamental no compromisso com a estrutura e estética dos ambientes.

Mercado de arquitetura 

Hoje em dia o profissional tem uma vasta opção para conquistar o tão sonhado emprego.  O arquiteto pode atuar com planejamento de cidade, decoração, paisagismo, projetos de empresas privadas e públicas. O piso salarial de um arquiteto corresponde até oito salários mínimos, porém muitos ganham apenas em cima dos projetos realizados de acordo com o contrato assinado.

Os estudantes e os profissionais recém-formados devem buscar como opção a realização de estágios e programas de trainee que muitas vezes são oferecidos pelas grandes construtoras. Atuar em uma construtora é uma opção para conquistar uma grande experiência profissional.

Outro item importante que deve ser desenvolvido pelos alunos de arquitetura é a disciplina, pois só ter talento não basta, é preciso saber cumprir os prazos estabelecidos, sempre surpreendendo seus clientes.  Busque também conhecimentos e desenvolvimento do seu espírito empreendedor, ele pode ser a saída para buscar soluções criativas quando o mercado não estiver muito bom. (Leia também: O que significa cadastro de reserva em concurso público).

Deixe um comentário