Home » Dicas » Tabela do fator previdenciário atualizada

Tabela do fator previdenciário atualizada




Quem está preste a aposentar ou para quem está iniciando a sua carreira é importante acompanhar as novidades e orientações que o Ministério da Previdência Social oferece para os trabalhadores.

Para quem pretende aposentar-se saiba que a previdência social oferecer dez modalidades diferentes de aposentadoria.  Para ter acesso e direito a uma delas o profissional deve ser um segurado do INSS e contribuir durante toda a vida profissional. O principal objetivo da previdência social é oferecer segurança aos trabalhadores nos principais momentos da sua vida.

Calculo do fator previdenciário

Para saber quando você irá receber ao se aposentar é necessário realizar um cálculo que é oficial da previdência.  O cálculo é realizado em relação ao tempo de contribuição ou por idade. O objetivo do cálculo é manter o segurado com um valor atualizado do benefício, que é realizado baseando-se em cima da idade, alíquota de contribuição, tempo de contribuição e expectativa de vida.





O fator previdenciário é obtido através da multiplicação do Tempo de contribuição do trabalhador, vezes alíquota de contribuição, dividido pela expectativa de vida de sobrevida, multiplicado por 1 adicionado a seguinte operação: Idade do trabalhador, somado ao tempo de contribuição versus alíquota dividida por 100. 

Informações sobre previdência

Os contribuintes que optam pela aposentadoria proporcional devem tomar cuidado, pois além do fator é também calculado o coeficiente de proporcionalidade que juntos deduzem o valor da aposentadoria, podendo diminuir o valor final do pagamento. Antes de aposentar-se procure um posto para que eles possam calcular e mostrar o valor real da sua aposentadoria.

Para finalizar o cálculo são adicionados ao fator previdenciário de tempo de contribuição, o cinco anos para as mulheres. Profissionais que atuaram como professores, também ganham tempo de contribuição, sendo cinco para professores e dez anos para professoras que comprovarem exercício efetivo do magistério.

No portal da Previdência é possível encontrar a formula e todas as informações necessárias para obter os detalhes e valores. Outra forma de obter esse tipo de informação é comparecer até um posto de atendimento da previdência.  Para obter maiores informações entre agora mesmo no portal da Previdência. (Gostou da nossa dica? Quer ver mais dicas interessantes? Entre agora mesmo na seção Dicas, aqui no portal Grzero).

Tabela do fator previdenciário atualizada
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*