Qual a idade mínima para prestar concurso público

Fique ciente sobre os requisitos nas seleções. Saiba qual a idade mínima para prestar concurso público e outras dicas importantes para a sua seleção.

Quando estamos prestar a nos candidatar a seleções públicas, devemos ter ciências completas sobre as exigências de cada processo do gênero.

Deste modo, é importante que o candidato esmiúce todas as informações contidas nos editais para ter um melhor rendimento e se adequar de forma efetiva ao teste que pretende prestar.

Segundo o G1, concursos públicos exigem que os aspirantes a vagas tenham idade mínima de 18 anos para poder assumir o cargo que tenha sido aprovado.

A idade limite é de 70 anos, considerada como período de aposentadoria compulsória. Na área policial, o tempo para algumas funções é menor, 65 anos.

Além da idade, quem for aprovado em concurso público somente poderá assumir a função obtida se possuir todos os requisitos dispostos no edital de divulgação.

Como prestar concurso público

Os requisitos para entrada em funções públicas variam bastante. Para quem pretende fazer concurso para a Polícia Federal, por exemplo, é necessário possuir curso de graduação. Candidatos que possuam curso de tecnólogo também estão habilitados para a participação no processo, já que a formação é equivalente.

Para quem pretende estudar para concursos públicos antes dos 18 anos, alguns casos permitem que, se aprovado, o candidato fique no final da fila dos selecionados, esperando que possa assumir o cargo se tiver completado 18 anos quando da convocação.

Fique atento a todos os pontos. Conforme as informações, é preciso ter ciência que quem participa de um concurso, cuja exigência é o nível superior, não poderá exercer a função caso ainda esteja no meio da graduação.

Quem quiser saber mais sobre os requisitos referentes a seleções públicas pode encontrar maiores informações em G1.

Dicas para concursos

Independentemente da faixa etária e das escolaridades diversas exigidas, seleções pedem, também, um bom empenho nas maneiras de assimilação dos conteúdos propostos.

Desta maneira, o quanto antes tivermos noções sobre o que é solicitado a respeito do processo seletivo que almejamos, melhores as possibilidades de conseguirmos uma colocação mais elevada.

Quer saber como andam as novidades no mundo das seleções e já começar a se preparar para suas provas?

Então não deixe de conferir outras ideias do gênero no espaço “Concursos”.