Home » Cursos Grátis » Pós Graduação de Graça em 2012

Pós Graduação de Graça em 2012


O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e isso não é nenhuma novidade. Isso faz com que os profissionais procurem cursos de nível superior , principalmente especializações, pós graduação em lato sensu e strictu sensu.

O maior problema que os estudantes encontram é o preço desses cursos, que costumam sem muito alto. Mas não desanime, saiba que é possível realizar esses cursos, com a ajuda de bolsa de estudos que várias instituições promovem. Quer saber como conquistar uma bolsa para fazer a sua pós? Veja algumas dicas e sugestões de instituições que promovem essas oportunidades.

  •  CNPQ

O Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico (CNPQ) é uma agencia vinculada ao Ministério de ciência e tecnologia por isso ela investe em pesquisa e na formação de acadêmicos.  A instituição oferece diversas bolsas de estudos, principalmente para pós graduando, recém doutores e para pesquisadores já experientes.

As bolsas podem ser individuais ou por quota. Os interessados devem preencher os formulários diretamente no portal do CNPQ para conseguir acesso aos processo seletivo.  As bolsas individuais podem ser solicitadas por qualquer estudante , desde que as ofertas encaixem-se no seu perfil e necessidade. As bolsas por quotas, são distribuídas de acordo com a instituição.

  •  CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é outro órgão governamental que visa estabelecer bolsas de estudos no Brasil, com o objetivo de formar profissionais altamente capacitados, com padrões de excelência.  O Capes tem vários tipos de bolsas, incluindo o programa:  DINTER, PROAP, DS, MINTER, DINTER, PAEP, PIQDTEC, PNPD,  PRODOC, PROEX, PROF, PROSUP,  e o PVNS. Cada programa tem um sistema de funcionamento e é voltado para um público.

As bolsas de estudos da Capes, podem ter o valor a partir de R$ 1.400,00 à R$ 3.200,00 dependendo do programa. Os candidatos interessados podem acessar as informações no portal da Capes de acordo com a área, conceito ou região, facilitando a sua busca.

  •  FINEP

A FINEP é a financiadora de estudos e projetos, também vinculada ao governo e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil através de formação em instituições públicas ou privadas. As bolsas da FINEP contribuem para o crescimento do país, devido às inovações que promovem aos estudantes. Maiores informações e detalhes sobre como se inscrever nos programas FINEP podem ser obtidos diretamente no portal da instituição. (Leia também sobre como conseguir  Bolsas de estudo na Europa 2012.)

3 Comentários

  1. GOSTARIA DE OBTER UMA BOLSA DE ESTUD PARA POS GRADUAÇÃO OU MESTRADO

  2. ESTOU GRADUADA EM COMUNICAÇÃO SOCIAL COM ENFASE EM JORNALISMO. GOSTARIA DE GANHAR UMA BOLSA PARA A REALIZAÇÃO DA MINHA PÓS NESSA ÁREA.
    AGUARDO!

  3. Daiani shervensquy

    gostaria de obter uma bolsa de estudos……para pós.!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*