Modelos de pesquisa de satisfação de clientes

Modelos de pesquisa de satisfação de clientes

A busca pela conquista e fidelização dos clientes deve envolver principalmente pesquisa de satisfação, que podem ser feito diretamente com seus clientes, para observar o tipo de serviço que seus funcionários estão prestando, se os objetivos estão sendo atingido e o que precisa ser feito para melhorar. Veja algumas sugestões e dicas para conseguir organizar um projeto de pesquisa com seus clientes.

Créditos:blog.maisestudo.com.br

Pesquisa para satisfação do cliente

Antes de elaborar a pesquisa de satisfação, estabeleça quais os objetivos e o que deve ser avaliado. Outro ponto importante para elaborar a sua pesquisa é organizar o tipo de parâmetro que será utilizado, que pode ser por notas: bom, ruim, regular, excelente, ou números: 1, 2, 3, 4,5. Caso use números crie parâmetros estabelecidos para cada um, como por exemplo, 1-ruim, 2-bom e 3-excelente.

Ex: Avalie o último atendimento comercial que recebeu da nossa empresa?

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Regular

[ ] Ruim

Temas que devem ser abordadas na pesquisa de satisfação:

  • Atendimento comercial
  • Prazo de atendimento
  • Cordialidade
  • Tempo de atendimento
  • Agilidade
  • Suporte técnico
  • Conhecimento técnico
  • Qualidade final
  • Clareza das informações
  • Prazo de entrega e embalagem
  • Processo de cobrança
  • Sugestões de melhorias              

Como realizar a pesquisa de satisfação com o cliente:

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Tudo depende de qual serviço e como você deseja abordar seu cliente. Muitas empresas hoje em dia oferecem pesquisas via e-mail o que pode ser um pouco deselegante e talvez não expressar o sentimento real, porém por outro lado alguns clientes se sentem mais seguros para expressar dessa forma.

Outra forma é realizando uma pesquisa por telefone, o que torna importante disponibilizar um funcionário que seja treinado, cordial e adequado para realizar essas ligações seguindo um padrão.

Alguns comércios estão disponibilizando equipamentos para que os clientes possam avaliar o serviço oferecido de forma prática e sem causar constrangimento, tanto para os funcionários como para os clientes, se trata de sistemas eletrônicos ligados aos computadores do comercio, onde somente o gerente deve ter acesso aos dados.

Em ultimo caso contrate uma empresa de consultoria para orientar melhor qual é a pesquisa mais eficiente para o seu tipo de segmento. (Leia também sobre Empresas que fazem sites em SP).

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.