Home » Beleza e Saúde » Mastectomia preventiva – O que é, quais os tipos?

Mastectomia preventiva – O que é, quais os tipos?


Para quem está em busca de informações referentes à mastectomia, o portal O Globo disponibiliza informações bem interessantes a respeito do procedimento.

De acordo com os dados, a mastectomia se caracteriza por ser uma remoção cirúrgica de um ou ambos seios, intuindo a prevenção ou a redução de riscos de se obter câncer de mama, podendo ser total ou subcutânea.

No caso da total, o procedimento consta na remoção de todo o seio e do mamilo. Já na subcutânea, o tecido mamário é removido, mas o mamilo fica intacto.

Na mastectomia total, mais tecido é removido do que a subcutânea, dando maior proteção contra o câncer.

Informações sobre a Mastectomia

Mastectomia - Saiba mais sobre o procedimento
Mastectomia – Saiba mais sobre o procedimento

O exame deve ser recomendado, segundo as informações do portal, por mulheres com alta chance de desenvolver o câncer de mama, buscando reduzir riscos.

Entre fatores que podem elevar as possibilidades de doença estão, por exemplo, câncer de mama prévio; histórico familiar de câncer de mama; e alteração de genes causadores de câncer do gênero, quando há um resultado positivo relacionado a testes para mutações em determinados genes que aumentam o risco do câncer de mama, tais como o BRCA1 Ou BRCA2.

Os dados indicam que a operação pode reduzir em cerca de 90% as possibilidades de câncer de mama em mulheres com risco médio e alto.

 

 

 

Mastectomia

Por outro lado, a cirurgia pode trazer complicações, tais como infecções e sangramentos, além de ser irreversível, podendo acarretar efeitos psicológicos frutos das mudanças corporais e das funções normais dos seios.

Entre as alternativas à mastectomia, voltadas à redução de riscos de câncer de mama, estão o monitoramento frequente, com mamogramas, avaliações regulares com exame clínico; e autos exames mensais, buscando detecção em estágio inicial da doença.

  • Saiba mais detalhes a respeito do assunto em O Globo.

Atenção: o GRzero não é um portal médico, somente divulga informações relevantes sobre o assunto. Antes de tomar qualquer atitude em relação a sua saúde, consulte um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*