Manchas de depilação: como evitar e tratar

A depilação é um procedimento muito comum entre as mulheres que buscam ficar mais bonitas livrando-se de pêlos indesejados. No entanto, se não realizada da maneira correta e tomando-se os devidos cuidados, pode trazer efeitos indesejados, as manchas na pele.

 Algumas técnicas, se não realizadas corretamente, podem mais facilmente provocar tais manchas, são elas a depilação a laser e a utilizando cera quente.

De acordo com especialistas, aplicar a cera em temperatura alta demais, utilizar laser em frequência alta e inadequada, além de se expor ao sol sem protetor solar logo após a depilação são os principais fatores causadores das manchas.

 É possível prevenir e tratar o aparecimento das manchas causadas pela depilação, confira algumas dicas:

Crédito: Divulgação.

Como evitar e tratar manchas de depilação

Para evitar o surgimento de manchas durante a depilação com cera quente, é importante observar sua consistência. Quanto mais líquida estiver a cera, maior é sua temperatura, o que pode além de manchas, causar também queimaduras. Esteja atenta, e prefira fazer uso da cera mais consistente, que está menos quente.

O atrito excessivo, causado por diversas aplicações de cera na mesma região em uma única sessão, também pode causar lesões na pele. Especialistas recomendam a aplicação de cera em uma mesma região por não mais de duas vezes. A depiladora pode retirar os pêlos que ainda restarem com o auxílio de uma pinça.

Para prevenir as manchas, faça uma esfoliação na pele um dia antes da depilação, o que garante que a pele seja preparada para o procedimento.

Porém, se você já estiver com manchas causadas pela depilação, existem dois principais métodos bastante eficazes para que desapareçam: tratamento com cremes clareadores ou com luz intensa pulsada.

 Os cremes clareadores devem, de preferencia, serem manipulados por um dermatologista após exame das manchas, pois o profissional indicará os ativos e concentrações adequadas a cada caso.

Já a tratamento com luz intensa pulsada consiste na absorção desta pela mancha, o que faz com que se despigmente.

Quer conferir mais matérias sobre beleza? Acesse nossa seção Dicas.

Deixe um comentário