Home » Sem categoria » Fotos do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2012

Fotos do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2012




Desfiles do Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro, na noite de sábado, dia 18, no sambódromo Marquês de Sapucaí, bairro Centro do Rio, contou com uma diversidade de temas. Dentre os temas abordados pelas escolas de samba presentes, índios, lendas, praças, musas, homenagens, inclusive uma homenagem a presidente Dilma Rousseff, com direito a sósia. Foram nove escolas de samba e cada uma demonstrou através do canto e da empolgação tamanho desejo e esforço para conquistar uma vaga no Grupo Especial.
As escolas de samba do Grupo de Acesso A não possuem a estrutura e a verba que deveriam e gostariam de possuir, mas mesmo assim, todas esbanjaram luxos e efeitos especiais em seus carros para conquistar um espaço na elite do carnaval carioca. Entre elas, estão algumas campeãs, como a Império Serrano, a Estácio de Sá e a Viradouro.

Sobre os desfiles

A escola de samba Paraíso do Tuiuti, campeã do Grupo de Acesso B do Rio de Janeiro no ano passado, estreiou a noite de desfiles do Grupo de Acesso A, aproximadamente no horário das 21h de sábado, dia 18. A escola contou com sereias, baianas e inclusive um réplica da águia da Portela para prestar homenagem a cantora Clara Nunes, pois em 2012 ela faria 70 anos. A Tuiuti contou a presença de Sheila Carvalho, como Rainha da Bateria da escola de samba.

A escola Paraíso do Tuiuti teve a presença de Sheila Carvalho como Rainha da Bateria do desfile de 2012.

 

A segunda escola a desfilar no Grupo de Acesso A do Rio foi a Acadêmicos da Rocinha que trouxe no enredo o assunto das praças do Brasil e do mundo e também uma sósia da presidente Dilma Rousseff. Com o enredo criado pelo carnavalesco Luis Carlos Bruno, “Vou colocar o teu nome na praça”, diversas praças do Brasil e do mundo foram levadas para a Avenida.





A escola de samba Estácio de Sá homenageou a ex-modelo e atual empresária Luma de Oliveira. Segundo Luma de Oliveira, esta foi a primeira vez que recebeu uma homenagem, por isso foi um desfile diferente dos outros que já atuou. A Estácio de Sá contou com 5 alegorias compostas por 2.500 integrantes. O enredo foi “Luma de Oliveira: coração de um país em festa!”, criado pelo carnavalesco Marcus Ferreira.

A ex-modelo e empresária Luma de Oliveira foi homegeada pela escola Estácio de Sá.

 

A Inocentes do Belford Roxo foi a quarta escola de samba do Grupo de Acesso A do Rio. A escola abriu o desfile com bailarinos da comissão de frente representando Macunaíma, personagem do escritor Mario de Andrade. O título do enredo da escola foi “De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!”.
Parentes dos músicos participaram do desfile no último carro, o qual tinha em frente a Brasília Amarela Original, que foi usada no clipe da música “Pelados em Santos”.

Brasília Amarela original dos Mamonas Assassinas foi levada ao desfile da escola Inocentes de Belford Roxo, que homenageou o grupo que alegrou o país.

 

A Império da Tijuca teve como enredo neste ano “Utopias – Viagem aos confins da imaginação”. O desfile da escola proporcionou uma viagem ao tempo e muita criatividade, tornando uma aventura alegre e cultural atravessando o imaginário das pessoas. A escola contou com muito luxo em suas fantasias, muito capricho em seus carros alegóricos, e claro, muito samba.
A Unidos da Viradouro, escola de Niterói teve seu samba cantado pelos integrantes com muita empolgação, ganhando do público gritos de “É campeã!”. A Rainha da Bateria da escola neste ano é a atriz Monique Alfradique, que substitui a ex-Rainha da Bateria que era a Juliana Paes. A escola conta um pouco a história de vida do jornalista, escritor e teatrólogo Nelson Rogrigues, começando pelo enredo deste ano da escola, que é “A vida como ela é, bonitinha mas ordinária… Assim falou Nelson Rodrigues”, criado pelo carnavalesco Alexandre Louzada.

Juliana Paes, ex Rainha da Bateria, estreia o Abre-Alas da Unidos da Viradouro.

 

A Acadêmicos de Santa Cruz entrou no sambódromo cantando em verso e samba a vida de Antônio Carlos, radialista da Rádio Globo, o qual foi o homenageado da escola de samba neste ano. Antônio Carlos desfilou no último carro, como destaque. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, atuados por Eduardo e Taísa, usou fantasia com luzes coloridas as quais simbolizaram as ondas eletromagnéticas do rádio, e assim, ganhou muitos aplausos.
A Império Serrano marcou seu desfile com muito sentimento emotivo. Apesar das difuldades financeiras da escola, o carnavalesco elaborou um trabalho que emocionou os imperianos aos prestar sua homenagem à dama do samba, a Dona Ivone Lara no enredo “Dona Ivone Lara: o enredo do meu samba”

Dona Ivone Lara, compositora de Sonho Meu, homenageada pela Império Serrano, foi destaque do desfile da escola.

 

Antes de entrar na Avenida, a escola foi penalizada pela Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Lesga) com uma multa equivalente ao valor de 20 salários mínimos, porque obteve atraso na remoção das alegorias do seu barracão. O diretor de carnaval da escola, André Marins, comunicou que a Império teve problemas na remoção por causa do tamanho do carros e de alguns ajustes nos motores.
A última escola a entrar na Avenida foi a Acadêmicos do Cubango, também de Niterói, teve como enredo de 2012 “Barão de Mauá…o sonho de um Brasil moderno”. Quem interpretou o Barão de Mauá, novamente, foi o ator Paulo Betti com muita empolgação.

Sobre os imprevistos

As nova escolas de samba que desfilaram no Grupo de Acesso A do Rio de Janeiro ganharam cada uma 60 minutos para convencer os 40 julgadores espalhados pela Marquês de Sapucaí. O Sambódromo ganhou novas arquibancadas com a reforma.
Porém, no setor 10, as frisas não ficaram prontas para o desfile das escolas de sábado. As cadeiras não foram instaladas, portanto, as pessoas que haviam comprado ingressos para o local foram transferidas para o setor 11.
A Prefeitura do Rio de Janeiro se comprometeu a concluir o trabalho de montagem do Sambódromo para o desfile do Grupo Especial, que iniciou ontem.

Fotos do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2012
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*