Exames de check up geral

Saiba quais exames de check up geral devem ser feitos em cada fase da vida.

Os cuidados fundamentais com a saúde do corpo incluem alimentação regrada e balanceada e exercícios físicos, mas não só. Outro item indispensável é consultar um médico periodicamente para saber se a saúde vai bem, já que alguns problemas não possuem sintomas tão imediatos ou aparentes.

Além dos exames rotineiros e usualmente pedidos pelos médicos, como hemograma, exame de urina e fezes, ultrassom, raio-X, existem outros exames importantes que devem fazer parte do check up geral anual.

Confira quais são estes exames e para que época da vida são indicados:

Exames para check up geral. (Foto: Divulgação).

 Leia também:

Importantes exames de check up geral

  • Para bebês:

Teste do olhinho ( Teste do reflexo vermelho): é utilizado para diagnosticar doenças como retinoblastoma (tumor maligno ocular mais frequente em crianças); catarata; e glaucoma congênito (que pode levar à cegueira). Deve ser realizado durante as primeiras 48 horas de vida do bebê. O exame, que é gratuito, é obrigatório em todas os hospitais e maternidades do Brasil.

  • Para crianças:

Hemograma completo com contagem de plaquetas: é utilizado para analisar as células das séries vermelha e branca existentes no sangue, podendo detectar anemia, baixa imunidade, infecções bacterianas ou viróticas, infestações parasitárias, alergia e leucemia. O exame deve ser realizado ao menos uma vez ao ano. É bastante simples, caracterizado apenas pela coleta de sangue e análise laboratorial.

  • Para adolescentes e adultos:

Eletrocardiograma (ECG): o exame é utilizado para detectar alterações cardíacas e diagnosticar o infarto agudo do miocárdio precocemente. Deve ser realizado uma vez ao ano ou por quem apresentar dores no peito. É feito com a utilização de eletrodos nas pernas, braços e tórax, que captam a atividade elétrica do coração.

Colposcopia: o exame é utilizado para diagnosticar HPV e câncer do colo do útero em fase inicial. Sua realização é recomendada para mulheres com vida sexual ativa que possua resultado anormal no exame de Papanicolau ou alteração de exame ginecológico. É realizado com o auxílio de um espéculo vaginal, que examina o colo do útero aumentando-o de 10 a 40 vezes.

Deixe um comentário