Estresse pós traumático – Sintomas

Uma situação de tensão, com esgotamento físico e psicológico, pode levar qualquer pessoa a desenvolver um estresse pós-traumático.  A situação que também é conhecida como TEPT ou Transtorno do estresse pós-traumático pode ser identificado através de distúrbios na personalidade da pessoa, característicos por ansiedade e outros sintomas emocionais que atrapalham o cotidiano. Veja aqui mais detalhes sobre essa situação.

Créditos:mjoyyoung.com

Como reconhecer um estresse pós traumático

O que é o estresse pós-traumático: Essa situação é caracterizada principalmente por se apresentar logo após a ocorrência de uma situação que causou profunda tristeza em uma pessoa. O paciente passa a sofrer e ter angustia devido a algo que já foi vivenciado. Essa situação geralmente acomete pessoas que passaram por agressões físicas, abuso sexual, terrorismo, violência urbana, acidentes ou outro tipo de catástrofes.

Como identificar o estresse pós-traumático: Hoje em dia esses transtornos são identificados através da Classificação Internacional das doenças com o código CID-10. Os pacientes manifestam sintomas como pensamentos recorrentes e que remetem ao acontecido, pesadelos, isolamento social, taquicardia, tonturas, dor de cabeça, falta de sono, dificuldade em manter concentração nas atividades diárias e irritabilidade.

Tratamento para estresse pós-traumático: O tratamento deve ser realizado com a ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra que estão aptos a tratar esse tipo de situação.  Geralmente é recomendados remédios e ansiolíticos quando o caso é mais complicado, além da terapia cognitiva comportamental.

Ajuda médica para estresse pós traumático

Esse tipo de problema pode acometer qualquer pessoa, independente da classe social, idade ou personalidade. O mais complicado é que os pacientes relutam para reconhecer a sua situação e muitos deles passam anos sofrendo até realmente procurar ajuda. Geralmente a media de anos é de 1 a 2 anos até realmente reconhecer e procurar ajuda. Esse tipo de situação leva um tempo para ser tratado, por isso quanto antes for à procura por ajuda médica, melhor será para o paciente.  O paciente ainda precisa reaprender a ter confiança, segurança e perder o medo dessa situação traumatizante. (Gostou da dica? Leia também sobre Como se tornar mais segura e confiante).