Home » Beleza e Saúde » Endometriose – O que é, sintomas e tratamentos

Endometriose – O que é, sintomas e tratamentos


A endometriose é um problema que atinge mulheres, e pode ocorrer a partir da primeira menstruação. Os sintomas mais comuns são as dores na região do baixo abdome. Saiba mais sobre a doença e como ela pode ser diagnosticada:

Saiba mais sobre a Endometriose

O que é a Endometriose?

A Endometriose é uma condição na qual o endométrio – tecido que reveste a parde interna do útero – cresce em outras regiões do corpo, normalmente na região pélvica, fora do útero, nos ovários, no intestino, no reto, na bexiga e na membrana que reveste a pélvis.

 

Causas

As causas ainda não foram bem definidas pelos médicos, mas algumas são começar a menstruar muito cedo, fatores genéticos, nunca ter tido filhos, ciclos menstruais freqüentes, menstruações longas, hímen não perfurado, que bloqueia a passagem do sangue da menstruação.





Sintomas

Apesar de a dor ser o sintoma mais comum, algumas pacientes não apresentam. Outros sintomas são menstruações dolorosas, dor no baixo abdome, cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação, dor durante ou após a relação sexual, dor ao evacuar e dor pélvica ou lombar, que pode ocorrer a qualquer momento do ciclo menstrual.  A doença pode ainda causar sangramento irregular e infertilidade.



Tratamentos

As pilulas anticoncepcionais podem contribuir para o retardo ou mesmo para o não aparecimento da doença. Existem diversos tratamentos, que dependem do grau da doença, idade da mulher e se deseja ou não ter filhos. Alguns são medicamentos para dor e retardo da doença, exercícios e técnicas de relaxamento e cirurgia.

Acesse Beleza e Saúde e informe-se.



Endometriose – O que é, sintomas e tratamentos
Avalie!