Dicas de bem estar no trabalho

Dicas de bem estar no trabalho

O bem estar no trabalho traz inúmeros benefícios para colaboradores e empresa: o funcionário se sente mais motivado e satisfeito, tem maior produtividade, falta menos e gera menos gastos com plano de saúde.

Ao contrário do que se pensa, o ambiente de trabalho pode facilmente ser modificado e adaptado às necessidades nos empregados, sem que para isso seja necessário apenas investimentos financeiros. Pequenas mudanças na rotina podem garantir um ambiente de trabalho mais saudável e atrativo aos funcionários, confira algumas dicas:

Dicas para o bem estar no trabalho

Ambiente de trabalho

É importante, para começar, que o local de trabalho seja limpo e organizado. As cadeiras devem ser confortáveis, os computadores e outros equipamentos novos e funcionando perfeitamente.

Exercícios e hábitos saudáveis

Os exercícios são fundamentais para o bem estar físico e contribuem muito para o mental também. Para estimular os funcionários a praticar exercícios, a empresa pode estabelecer convênio com uma academia próxima e também pode estimular o uso de bicicletas oferecendo um local para que sejam guardadas.

Hábitos alimentares saudáveis também contribuem muito positivamente para a saúde dos funcionários, trazendo mais disposição e energia. A empresa pode oferecer lanches saudáveis para os momentos de pausa, como sucos e frutas. Uma opção também é contratar um profissional especializado para uma palestra sobre os benefícios de uma alimentação mais balanceada, receitas saudáveis e dicas para lidar com o estresse do dia-a-dia.

Saúde mental

A empresa pode oferecer ajuda a funcionários que estejam sofrendo de depressão, muito estresse, problemas familiares ou financeiros. Estes problemas e a preocupação que causam interfere diretamente na eficiência e motivação.

Interações e confraternizações

Uma equipe integrada rende mais e trabalha mais motivada. A empresa pode oferecer um espaço para que os funcionários façam refeições como o almoço, além de promover confraternizações e churrascos dentro e fora do local de trabalho, para que todos se conheçam melhor.

Por fim, é importante que o chefe interaja com seus funcionários, criando um ambiente mais leve e de maior confiança.

Confira outras dicas de bem-estar acessando Dicas.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *