Home » Dicas » Cuidados com filhotes de cachorro recém-nascidos

Cuidados com filhotes de cachorro recém-nascidos




Saiba sobre cuidados com filhotes de cachorro recém-nascidos. Tratar bem nossos animais de estimação deve ser ato bem planejado. Quando estes são pequenos, o cuidado deve ser maior ainda.

Para quem quer saber sobre algumas dicas a respeito do assunto, o portal Diário de uma Veterinária pondera a respeito de alguns pontos importados do tema, especificando o trato de cães.

Entre esses elementos estão, por exemplo, o cuidado para que o ambiente do filhote seja ventilado, limpo, seco, protegido da chuva, de predadores e também do frio.





Outro ponto relevante refere-se à temperatura. Quando o recém-nascido não tem o suporte da mãe, é preciso bastante atenção, já que este não possui, até as três primeiras semanas, a capacidade de regular sua temperatura corporal.

O ideal, no caso de um cão, é mantê-lo aquecido a uma temperatura que fique entre os 36 e os 37 graus. Para isso, uma ideia é montar um ambiente fazendo uso de uma caixa de papelão, toalha, jornal e um abajur, para emitir calor. Atente-se sempre para não exagerar na temperatura, cuidando para não superaquecer o filhote, já que este geralmente não consegue se afastar do ponto sozinho.

Mais sobre cuidados com animais recém-nascidos

Outro ponto importante do portal é referente à alimentação do filhote. No caso do cão, o ideal é dar leite em pó canino, ou mesmo líquido, disponíveis no mercado do gênero.  O leite deve ser dado utilizando-se mamadeiras próprias para filhotes, com bico feito para a abertura do animal. O uso da mamadeira para recém-nascidos humanos também pode ser opção, cuidando-se para que o volume de saída de leite não seja exagerado. O filhote deve fazer força para sugar o conteúdo, o que impede que se engasgue.

Outro ponto é alusivo à visão do filhote. É necessário não expô-lo a muita luz, já que sua sensibilidade é forte à situação.

O desmame é outro fator citado pelo portal. O ideal é que o ato seja efetuado a partir das quatro semanas de vida do animal, completando-o quando este chegar ao período da sexta ou da oitava.

Saiba mais sobre os cuidados com o seu animal de estimação recém-nascido

Gostou das ideias? Quem quiser saber maiores detalhes sobre os procedimentos deve acessar Diário de uma Veterinária.

Quer saber sobre outras ideias interessantes para facilitar a sua vida, deixando o seu dia a dia muito mais prático?

Então não deixe de conferir as propostas contidas no espaço “Dicas”.

Cuidados com filhotes de cachorro recém-nascidos
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*