Home » Dicas » Contratação temporária de professores para 2012

Contratação temporária de professores para 2012




A nova lei irá aquecer mais ainda o mercado da Educação no país e aumentará o número de oportunidades para estudantes e professores!

As possibilidades de contratação para professores temporários foram ampliadas com a nova lei sancionada pela presidente Dilma. Com esta ação, o governo está visando suprir a demanda decorrente da inserção do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais até a realização de concursos públicos característicos.

Estas novas regras que foram sancionadas lidam com as regras para a contratação temporária de professores para universidades federais de todo o país. Desta forma, a contratação de professores substitutos ou visitantes poderá ocorrer para suprir a falta de professor efetivo em razão da vacância do cargo, afastamento ou até mesmo licença. Também pode ocorrer decorrente a nomeação para ocupar o cargo de direção de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus.





A partir desta nova lei, será de 1 ano o prazo máximo para o contrato temporário, mas poderá ser prorrogado pelo mesmo período. A ampliação do percentual máximo de professores que são contratados desta forma também aumentou, passando de 10% para 20% o quadro que totaliza os docentes efetivos em atividade na instituição de ensino.

– Veja como se especializar com cursos grátis por todo o Brasil.

A remuneração dos novos contratados tem também uma mudança, que não poderá ultrapassar o valor do salário fixado para os servidores que estão em fim de carreira das mesmas categorias.

A MP 525/11 foi aprovada pelo Plenário do Senado no último dia 14 deste mês de novembro. A oposição do governo tentou impedir a votação afirmando que a contratação temporária é algo inconstitucional, mas a base do governo rebateu afirmando que a medida deve entrar em vigor para suprir a necessidade sólida e alarmante em questão. Segundo o governo, a rejeição da lei poderia trazer danos ao exercício do ensino superior no país.

É uma nova chance para aqueles que estão fazendo bacharelados e querem atuar na área de professor. As vagas vão surgir em peso em 2012, principalmente em universidades e faculdades em expansão que estão a todo tempo lidando com adversidades que a burocracia costuma dificultar ainda mais. A lei chega como uma tentativa para que haja uma mudança nesse quadro.

Este estímulo para a Educação do Brasil tende a melhorar a capacidade de nossos profissionais. Isto irá garantir que abram-se muitas portas, tanto para novos e veteranos alunos, tanto também para jovens e experientes professores. Tudo indica que o crescimento de nosso país se acelere ainda mais e as oportunidades comecem a aparecer com mais frequência. Com a chegada de grandes eventos em território nacional e a recente crescimento da economia brasileira, tudo tende a melhorar para todos os setores. Corra atrás do seu sonho, pois tudo caminha para ficar melhor ainda. Sucessso!

Contratação temporária de professores para 2012
Avalie essa matéria!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*