Concursos na área ambiental para 2011/2012

Concursos na área ambiental para 2011/2012

Dado o crescimento do país, uma gestão ambiental bem eficiente cada vez mais é imperativa. Com as obras e os projetos relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e também com grandes eventos mundiais que estão sendo esperados no país, uma resposta vinda dos órgãos que comandam esses setores deve surgir.

A recente nomeação de 60 aprovados em concurso para cargos de analista ambiental para a Diretoria de Licenciamento Ambiental e dos recursos naturais renováveis (IBAMA), como objetivo de atender ao PAC, sustenta a ideia de que novos cargos serão ponderados.

 Órgãos como o IBAMA, a Agência nacional de Águas (ANA) e o Instituto de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são elementos que podem abrir vagas futuras nesta área ambiental.

Tramita pelo Senado, o projeto de Lei 60/2011, que teve sua origem no Projeto de lei 5894/09, do Executivo, que já está aprovado na Câmara e que tem como objetivo transformar cargos que estão vagos nos Ministério da Saúde e do Trabalho. Mil cargos de analista para o Ministério do Meio Ambiente, que serão distribuídos entre o IBAMA e o ICMbio, são esperados.

Assim sendo, conclui-se que esses cargos deverão ser preenchidos mais cedo ou mais tarde, ocorrendo por meio de concurso público. Bem como a esfera federal, as Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente também necessitam de servidores com conhecimentos na área. 

Concursos Previstos em breve: como se preparar

Para quem quiser se antecipar às possíveis oportunidades vindouras nos concursos federais, o fundamental é basear-se em matérias como o português, a informática, o direito constitucional e o direito administrativo.

Pelo setor ambiental, vale antecipar o estudo da legislação federal relacionada a grandes tópicos desta área, como política nacional de meio ambiente, educação ambiental, código florestal, sistema nacional de unidades de conservação, mata atlântica, política nacional de recursos hídricos, proteção à fauna, crimes ambientais e código de pesca.

 Também se destacam as áreas de agrotóxicos, poluição em águas, gestão de florestas públicas, áreas de preservação permanente, planos nacional de gerenciamento costeiro, entre outras.

Para saber de outras oportunidades em concursos públicos, confira também a categoria “Concursos” do GRzero.

 

 

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *