Home » Artesanato » EVA » Como Trabalhar com EVA – Dicas

Como Trabalhar com EVA – Dicas

Após aprender como trabalhar com EVA, não perca tempo, coloque as mãos na massa já e faça alguma peça.

Quer ver como trabalhar com EVA: dicas? Então, prepare-se para facilitar o seu trabalho com este versátil material, caso você já faça algumas peças com ele, ou prepare-se para iniciar o processo de fazer artesanatos com EVA de forma facilitada, caso seja iniciante.

O EVA pode ser usado nas mais diversas situações, até mesmo em sua casa, no dia a dia. Para decorar festas este material é ótima opção, pois já vem colorido e em algumas versões com glitter ou na versão felpudo. Fazer letras para um painel é muito fácil com o EVA, basta você transferir um molde de letra, recortar e fixar a letra no painel ou na parede, com o auxílio de fita adesiva dupla face ou cola mais resistente, caso queira um painel.

Como Fazer Artesanato com EVA

Há muitas maneiras de fazer artesanato com EVA, você pode usar o EVA em sua forma plana ou revestir outras peças com o EVA, como revestir bolas de isopor para serem cabeças de bonecas, por exemplo. Peças planas de EVA podem tanto serem as peças principais como os detalhes do seu artesanato. E como o EVA é encontrado nas mais diversificadas espessuras, os seus artesanatos podem ser ainda mais diferenciados e você pode encontrar sempre uma versão para a sua necessidade.





Dicas para Trabalhar com EVA
Aprenda como trabalhar com EVA e arrase (Foto: elo7.com.br)

Veja também: Máquina de Costura Ideal para Artesanato.

Como Trabalhar com EVA – Dicas

O momento de transferir o molde escolhido para o EVA exige muito cuidado para não danificar o EVA, pois pode aparecer ao final do trabalho. Use uma agulha grossa, um palito para churrasco ou uma caneta sem tinta para fazer os traços ao redor do molde. Nunca use caneta no EVA, pois vai aparecer o traço quando terminar. Você até pode usar um lápis para transferir o molde, riscando de maneira bem leve, para não marcar, e depois apagar o traço, porém é mais rápido e prático usar itens que não soltem tinta, principalmente se você tiver que fazer uma grande quantidade de peças de EVA.

Faça os seus moldes com papelão, cartolina ou EVA fino, para que ao traçar ao redor, o molde não mexa e saia do lugar, estragando o EVA, como acontece quando se usa molde de papel comum.

Para colar as peças de EVA você pode usar tanto a pistola de cola quente quanto usar a cola de contato. A pistola de cola quente não cola tanto como a cola de contato, porém a cola quente seca mais rápido. Já a cola de contato é mais resistente, porém demora mais para colar e você precisa ficar segurando por mais tempo as partes juntas para que elas colem.

Dicas para Trabalhar com EVA
(Foto: elo7.com.br)

Para aquecer o EVA para modelar peças, use o ferro de passar roupas com um papel manteiga por cima do EVA ou use uma chapinha ou ainda um aquecedor específico para este fim.

Você pode colar tecido sobre o EVA. Aplique a cola branca sobre o EVA e aplique o tecido pressionando com as mãos.

Para pintar o EVA você pode usar tintas diversas e giz pastel ou giz a óleo. Maquiagem é ótima opção para fazer detalhes da carinha em EVA.

Dicas para Trabalhar com EVA
(Foto: elo7.com.br)

Se você passar verniz ou selador, após 24 horas você pode lavar a sua peça de EVA.



Aproveite os retalhos de EVA bem pequenos para encher almofadas ou travesseiros e os retalhos um pouco maiores para fazer florzinhas ou livrinhos, por exemplo.

Dicas para Trabalhar com EVA
(Foto: elo7.com.br)

Veja também: Qual o Melhor Tecido para Artesanato.

Como Cortar EVA Corretamente

Se você for fazer uma peça reta, você deve cortar o EVA com um estilete e com o auxílio de uma régua. Já se a peça de EVA possuir curvas, o ideal é cortar o EVA com uma tesoura bem afiada e deslizando o EVA pelo corte da tesoura com muito cuidado, para não cortar demais quando chegar ao ponto de parada, e nunca ficar abrindo e fechado a tesoura, para evitar picotes ao longo do corte. Tesouras pequenas com pontas curvas são indicadas para peças pequenas de EVA, já os trabalhos maiores de EVA exigem tesouras maiores.

Cortadores com formatos diferentes e até cortadores de alumínio para biscoitos podem ser usados quando se quer cortar silhuetas no EVA.

Se você for cortar muitas camadas de EVA, para uma encomenda com grande quantidade, você pode usar facas profissionais, cortadores profissionais e até prensas.

EVA
(Foto: elo7.com.br)

Quando for cortar EVA sobre uma mesa ou utilizando o estilete, coloque por baixo uma placa para corte, para não estragar a sua mesa com a lâmina do estilete ou de outro utensílio. E para acertar o corte, em caso de possíveis rebarbas, lixe a parte irregular com muito cuidado.

Agora que aprendeu como trabalhar com EVA faça ao menos uma peça para colocar o seu aprendizado em prática. Comece fazendo uma palavra para decorar o seu aparador, por exemplo, para ver como estão as suas habilidades para transferir molde e cortar EVA.

Trabalhar
(Foto: elo7.com.br)

Assista ao vídeo do canal Show de Artesanato e aprenda como fazer rosa de EVA. Confira os outros vídeos bem legais do canal Show de Artesanato.



5 (100%) 1 vote