Home » Concursos » Como se preparar para concursos públicos em 2012

Como se preparar para concursos públicos em 2012




Veja dicas para se preparar com o objetivo de conseguir chances importantes em 2012! Se sair bem nos concursos que estão por vir é essencial para o seu sucesso. Confira!

São vários concursos em vista no ano de 2012. Porém, se você reparar direitinho, muitos são na mesma área. Então o interessante não é que você estude para um determinado concurso, mas sim para a área do concurso. Isto faz com que você se prepare para não só o concurso que você tem em vista, mas em vários outros que são do mesmo ramo. E como os concursos podem mudar de data e adiar a sua estreia para uma data mais longínqua, é bom que você deposite seu foco mais amplamente, pois irá te ajudar bastante para passar em um dos concursos que você se inscrever.

Concursos também deverão ser lançados antes da virada do ano, ainda em 2011. Estes últimos meses é que dirão quantos e quais irão realmente sair este ano. É bom frisar que a Copa do Mundo e a Olimpíada no Brasil são eventos de grande porte e por isso precisarão de profissionais preparados para atuar em áreas como segurança, licenciamento, engenharia, controle e fiscalização de obras públicas.





É muito importante também que você esteja sempre acompanhando o andamento das etapas que ocorrerão antes mesmo da publicação do edital. Isto vai te ajudar, a saber, se os rumores sobre alguma oportunidade são realmente verdadeiros ou não.

– Que tal ficar ligado nas vagas de estágio que estão rolando pelo país?

As vezes, quando um concurso demora a entre em vigor, pode ser pela burocracia requerida nos processos jurídicos oficiais para o andamento correto do mesmo. O órgão competente precisa autorizar a autorização para o preenchimento das oportunidades. Depois o Ministério do Planejamento (no caso de concursos federais, ou órgão que corresponde ao concurso, para concursos municipais ou estaduais) terá que autorizar as vagas. O tempo para este processo varia muito.

Depois  é selecionada  a instituição que realizará o concurso e será responsável pelas provas – isto é comumente feito através de licitação. Após isto, o edital é finalizado e publicado. Todos estes processos podem sofrer atrasos, por causa das vias burocráticas ou políticas, que sempre podem ocorrer no andamento das etapas dos concursos pelo Brasil.

Concurso do INSS

A dica é estudar com base no edital anterior do concurso – se houver a possibilidade. Como é o caso do Concurso do INSS, você pode procurar pelo edital de 2008. A autorização foi feita e estão sendo ofertadas 1.500 vagas de nível médio e 375 para perito médico. O ministro Garibaldi Alves afirmou que o edital será publicado no dia 23 de dezembro de 2011.

Espero que as dicas tenham te ajudado. Estude muito para conseguir chegar lá! Para isto, foque em uma área e se dedique. Bons estudos!

Como se preparar para concursos públicos em 2012
Avalie essa matéria!


Um comentário

  1. SE TEM ESSE CURSO DE PEFERENCIA . EM AGUA FRIA RECIFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*