Como responder questões discursivas de concurso

Como responder questões discursivas de concurso

Saiba como responder questões discursivas de concurso e melhor suas possibilidades de conseguir uma boa colocação em sua seleção.

Quando estamos em processos seletivos, devemos sempre ponderar por maneiras e comportamentos que possam aprimorar nosso desempenho na atividade.

Umas das questões preocupantes em termos de seleções diz respeito à escrita: a produção de questões discursivas.

Pois para quem busca ideias para melhorar esta situação, o portal Exame divulga tópicos bem interessantes.

Em primeiro lugar, quando precisamos produzir respostas discursivas, devemos nos atentar ao nervosismo. Na hora de escrever, mantenha a calma. Se ficar nervoso, pare as atividades e respire fundo por alguns instantes. A calma é essencial para a concentração.

Outro ponto relevante a ser cuidado neste contexto é prestar atenção à ansiedade. Fique atento para, por fruto de tensão e ânsia em passar para as perguntas seguintes, não deixar de ler o enunciado das questões.

Cuidar da insegurança também é ponto importante. Atente-se para não redigir o texto de forma não linear. Segundo o espaço, com pressa de escrever o que sabemos, tendemos a colocar as palavras no texto sem que uma contextualização adequada de conteúdo seja feita.

Veja mais sobre como resolver questões discursivas em processos seletivos

Fator igualmente relevante refere-se ao cuidado em não colocar informação demasiada ao que é pedido. Algumas pessoas buscam priorizar respostas mais alongadas. É preciso colocar somente pontos fundamentais para o entendimento da questão.

Antes de redigir, a dica é elaborar um roteiro, na mente ou no papel, alusivo aos tópicos que necessitam ser ponderados.

Releia tudo depois de responder. Confira se há coerência na resposta, se o texto está bem escrito e, claro, se a pergunta foi respondida.

Provas discursivas pedem por respostas diretas e fundamentadas de acordo com o conteúdo. Se não souber o suficiente sobre o assunto pedido, evite dar exemplos e adendos.

Fique espero a aspectos gramaticais. Entre eles ortografia, regência, acentuação, concordância, sintaxe e coerência. Gaste mais tempo na formulação das respostas para melhorar seu desempenho.

Confira outros elementos sobre o mercado

Concursos públicos exigem empenho contínuo do candidato. É imperativo que o aspirante a uma boa posição neste caminho busque por foco e por um bom período de estudo.

Assim sendo, estar atento o quanto antes ao que anda ocorrendo por este mercado é essencial.

Quer melhorar suas chances no mundo das seleções?

Comece já seus estudos por meio destes  “Concursos”.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.