Home » Dicas » Como pedir divórcio no cartório

Como pedir divórcio no cartório


Antigamente pedir o divórcio era uma luta, agora ficou tudo fácil e simples de ser resolvido quando há um acordo amigável entre o casal que deseja se separar.  Os cônjuges devem comparecer até um cartório de Registro Civil para dar entrada ao processo, e esse comparecimento dispensa a presença de um advogado.

 Cartório realiza divórcio

Créditos:situado.net

Apesar de não ser obrigatória a presença do advogado, ele se torna aconselhável quando uma das partes se sentir insegura, quanto às regras e leis que regem o divórcio.

Entre os acordos que devem ser assinados estão às responsabilidades parentais, o destino da utilização e atribuição dos bens em comuns e o pagamento de pensão alimentícia. Esses últimos itens costumam ser mais sensíveis ao casal, e por isso a presença de um advogado pode favorecer ambas as partes, com pequenos esclarecimentos.

Quando o casal decidir juntos pelo divórcio eles podem solicitar através de uma declaração verbal, ou até mesmo ser apresentado através de um requerimento por escrito.

Uma grande dúvida que sempre surge, é em relação a casais que moram em cidades distintas.

Nesse caso podem ser encaminhados os documentos por correio, desde que eles atendam as legislações e normas solicitadas. Nesse caso devem ser encaminhados também:

  •  Relação de bens comuns e seus respectivos valores, para partilha.
  • Acordos relacionados aos bens adquiridos, incluindo o destino da casa habitada pela família.
  • Acordo sobre as responsabilidades parentais e certidão de filhos menores.
  • Acordo sobre pensão alimentícia.
  • Certidão de separação.

 Quem analisa os documentos do divórcio

Créditos:veja.abril.com.br

Logo que os documentos forem encaminhados, o processo é enviado ao Ministério Público (MP) que terá um prazo por 30 dias para pronunciar sobre o tema.

Em situações nas quais os acordos não são suficientes para garantir à segurança de ambas as partes ou até mesmo de um filho menor, o ministério público pode solicitar alteração das partes no acordo. (A informação foi útil? Leia também sobre a porcentagem estabelecida para pensão alimentar).

var _gaq = _gaq || []; _gaq.push(['_setAccount', 'UA-20014737-1']); _gaq.push(['_trackPageview']); (function() { var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true; ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js'; var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s); })();