Home » Dicas » Como organizar o tempo no dia a dia

Como organizar o tempo no dia a dia




A correria do dia-a-dia faz, muitas vezes, com que não tenhamos tempo para nos dedicar a coisas novas, ou que gostamos muito de fazer. Atividades demais acabam fazendo com negligenciemos hábitos importantes, como o cuidado com a saúde.

Como mudanças drásticas na rotina são praticamente impossíveis devido aos compromissos diários, separamos algumas dicas para organizar seu dia a dia e conseguir mais tempo mesmo com a agenda cheia, confira:

Dicas para ter mais tempo na rotina





Para começar, é importante classificar as atividades que envolvem sua rotina. Classifique seus compromissos em atividades urgentes, atividades importantes e atividades circunstanciais. As atividades urgentes devem ser sempre cumpridas, e de forma rápida. As atividades importantes devem ocupar mais de seu tempo. Já as circunstanciais não são importantes, tente evitá-las para ter mais tempo.

Planeje previamente sua semana, e como aproveitar o tempo livre. Deixe um espaço para os imprevistos que podem surgir. Utilize uma ferramenta para ajudar nesta tarefa, uma agenda, por exemplo. Ela contribui para que sua cabeça não fique “cheia” de preocupações e compromissos.

Faça o possível para executar todas as atividades destinadas para cada dia. Assim, a sensação de dever cumprido é gratificante, e o dia seguinte começa sem pendências e falta de ânimo.

Limite o tempo para realizar determinadas atividades. Muitas vezes demoramos para realizar uma tarefa porque sabemos que há tempo extra. Porém, se a tarefa tivesse sido feita em um tempo determinado, o restante poderia ser aproveitado de outra forma.

Procure um hobby. Realizar uma atividade prazerosa faz com que você consiga encontrar tempo para ela, e também evita que o dia seja sem foco.

Organize suas coisas, tanto em casa como no local de trabalho. Esta simples iniciativa evita estresse e perda de tempo na busca por algo que não se consegue encontrar. Pode parecer que não, mas a diferença é considerável no dia a dia.

Acesse Dicas e confira outras informações para melhorar seu dia a dia.

Avalie essa matéria!