Home » Artesanato » Como fazer velas perfumadas em casa

Como fazer velas perfumadas em casa




Hoje vamos compartilhar com vocês, amantes do artesanato e de fazer coisas especiais em casa, gastando super pouco, como fazer velas perfumadas em casa! Sim! Deixaremos nossa casa ou escritório cheio de aroma e o melhor, feito por você mesmo, o que não tem preço! E ainda poderá fazer uma graninha extra vendendo por um preço bem acessível.

Os passos são as melhores coisas de fazer velas perfumadas em casa, conseguir os frascos (esses de geleia mesmo ou de sua preferência, derreter a vela, colorir…). Aahhhhh só de pensar já dá vontade de fazer as velas perfumadas em casa.

Você pode comprar as velas no Ebay, muitos fornecedores de lá têm FREE SHIPPING (frete grátis) para o Brasil e às vezes chega mais rápido do que pensamos.

Foto: somethingturquoise.com

 

Materiais necessários para fazer as Velas perfumadas em casa:

  • 1 (um) saco de flocos cera para derreter, digamos de 1 kg (é super fácil de trabalhar!)
  • Corantes para cera (na cor que você desejar) que é vendida em grãos ou líquida
  • Potes para despejar as velas (pode ser de geleia ou de sua preferência)
  • Pavios para ascender as velas
  • Varinhas para apoiar os pavios (pode usar algo que você tenha em casa)
  • Uma colher de pau
  • Óleos aromáticos
  • Sticker para grudar uma das pontas do pavio na base do frasco. (pode comprá-los ou cortar você mesmo em casa no tamanho necessário).
  • Uma panela para derreter
  • Alguma idéia criativa para embalar a sua vela (no caso de vendê-las, este passo dá todo um toque especial).

Você pode vendê-las aos seus amigos, familiares ou ainda a longa escala vendendo do Mercado Livre, OLX, Ebay, entre outros sites bem bacanas, revender para lojas de artesanatos.





Antes de começar certifique-se que tenha todos os materiais a mão e que sejam de qualidade, por exemplo, os frascos tem que ser resistente ao calor máximo, pois sairá derretido da panela diretamente para os frascos.

Foto: somethingturquoise.com

 

Certifique-se de que o frasco esteja bem limpo internamente, para que depois possa derramar a vela. Frascos de ½ litro geralmente é equivalente a um pacote de cera em flocos de 1 kg.

Foto: somethingturquoise.com

 

Alguns pacotes de pavios vêm tortos, não se preocupe, basta passar os dedos de ponta a ponta que se ajeitarão super fácil.

Foto: somethingturquoise.com

 

Em seguida pegue os sticker e grude-o na base de metal do pavio no fundo do frasco

Foto: somethingturquoise.com

 

Em seguida, centralize bem o pavio no frasco, aqui foi usada a ajuda de uma colher.

Foto: somethingturquoise.com

 

Em seguida usaremos os suportes para os pavios ficarem para fora até colocarmos a cera. São aqueles palitos que estão na lista de materiais necessários para fazer as Velas perfumadas em casa. Veja a imagem abaixo, será mais fácil entender:

Foto: somethingturquoise.com

 

Agora vem a melhor parte! Derreter os flocos de cera. Há muitas maneiras de fazer esta parte, mas acredito que a minha versão é muito mais simples.
Começamos ascendendo o fogo no nível mais baixo possível em todo o processo. O melhor é manter a cera o suficiente quente para derreter e nunca, jamais ferver! Fique mexendo até que a cera derreta-se por completo. A cera branca se torna meio amarela após se derreter, não se preocupe.

Foto: somethingturquoise.com

 

Agora começa a hora da cor e do aroma! Podemos fazer ótimas cores misturando as cores primárias. A proporção (entre a cera pura e o corante em grãos) é mais ou menos assim: 10 x 1. A maioria das cores sempre acabam em tons pastéis, que além de lindas, as clientes também adoram pois estão super na moda. Para conseguir uma cor específica, terá que adquirir um pouco de prática, mas você consegue!

Neste caso usamos a cor turquesa, misturando duas partes azul + uma parte amarela (adicionar um pouco de verde também). Se você usar os corantes líquidos ou em blocos, leia bem as instruções (ou a experiência) antes de começar, já que aqui usamos em flocos. O melhor é ir colocando as cores aos poucos, já que isso não influenciará na base da sua vela. Em seguida vá adicionando o óleo aromático. A fragrância é de sua livre escolhe ou encomenda dos seus clientes.

Foto: somethingturquoise.com

 

Certifique-se que a sua vela esteja espessa o suficiente para colocar no frasco, normalmente leva cerca de 20 a 30 minutos para esfriar. Pode usar um termômetro se desejar, deve esperar que a cera esfrie um pouco para adicionar o corante, este é um passo importante, evitando assim que a sua vela quebre ou rache no centro do frasco.

Foto: somethingturquoise.com

 

Como limpar a panela usada para derreter a vela

Se a cera esfriou e fica grudada dentro da panela, coloque-a de volta no fogo por uns 10 segundos. Uma vez que já está aquecida e derretida de novo, limpe com um papel toalha e use a própria colher para passa o papel toalha por dentro, eliminando assim toda a cera, não é necessário sabão nem água.

Foto: somethingturquoise.com

 

Lote número 2! Essa fiz com um rosa bem suave.

Foto: somethingturquoise.com

 

Lembre-se: deixe a cera esfriar um pouco para adicionar o corante. Esperar até que esfrie é um passo importante para a vela não rachar.

Foto: somethingturquoise.com

 

Agora veja a diferença da cor de início e a final! A diferença acontece provavelmente pelo clima do dia, deve ter demorado umas quase 24 horas para ficarem duras e completamente “velas”. Geralmente não demoram tanto, mesmo assim não custa deixá-las repousando umas 24hs.

Agora é hora de cortas os pavios!

Foto: somethingturquoise.com

 

Acredito que estes selos dão um toque bem especial, pode ser por exemplo “Obrigada” para uma festa de aniversário, casamento, entre outros. Pode fazer as velas perfumadas em frascos menores, o que dá uma certa economia na compra e aproveitamente do material.

Materiais para o acabamento dos frascos:

  • Papel “obrigada”
  • Tecido
  • Almofada de carimbo
  • Tesoura
  • Tigela para o contorno do tecido

Agora será feito uma capa de tecido para a parte superior do frasco. Trace um círculo no tamanho que você achar apropriado, e corte-o o tecido por fora.

Foto: somethingturquoise.com

 

Agora faça a sua estampa

Foto: somethingturquoise.com

 

Em seguida, arme a parte de tecido recortada na parte superior do frasco – sem a tampa. Neste caso foi usada a tampa para vedar o tecido sobre o frasco. Faça pressão para baixo para o tecido aperta bem a borda do frasco e fecha a tampa.

Foto: somethingturquoise.com

 

Logo dê o toque final, amarrando na tampa (apenas para decorar) uma fita que combine.
Ficou super fofo e criativo!

Foto: somethingturquoise.com

 

Opção 2: selo em cartolina. Você pode apenas trocamos o tecido pela cartolina. Fazer os mesmos procedimentos com o tecido, porém desta vez será com a cartolina. Porém a cartolina fica justa na tampa, sem sobrar.

Foto: somethingturquoise.com

 

Tem que ser com recorte firma que encaixa com uma mínima dificuldade dentro da tampa.

Foto: somethingturquoise.com

 

Olha que fofo que ficou!

Foto: somethingturquoise.com

 

É isso aí, esses passo a passo para fazer Velas perfumadas em casa podem ser feitas com qualquer tipo de frasco, cores e óleo aromáticos, agora fica a sua criatividade!

Foto: somethingturquoise.com

 

Foto: somethingturquoise.com

 

Se você quiser deixe seu comentário, dúvida e até mesmo fotos das suas Velas perfumadas feitas em casa aqui em baixo. Compartilhe conosco, iremos adorar!

Até o próximo passo a passo e boa sorte!

Crédito: somethingturquoise.com/2011/11/04/diy-poured-mason-jar-candle/



Um comentário

  1. Lindissimo trabalho. Obrigada por compartilha-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*