Home » Educação » Como aprender inglês sozinho do zero: dicas

Como aprender inglês sozinho do zero: dicas

Selecionamos as melhores dicas para você que quer aprender inglês sozinho pela internet. Confira e comece já!



O número de pessoas que desejam saber como aprender inglês sozinho é muito expressivo. Obviamente, essa busca denota o interesse de dominar a língua inglesa sem ter que recorrer a cursos caríssimos. E sim, é possível aprender o inglês sozinho, desde que muito esforço seja empregado nessa empreitada.

Sendo assim, para direcionar o seus primeiros passos em sua busca para descobrir como aprender inglês sozinho, reunimos aqui algumas dicas excelentes. Desse modo, você terá algumas ideias criativas, bastante úteis e, claro, com resultados comprovados.

Dicas de como aprender inglês sozinho do zero

Antes de começarmos, é necessário definir uma coisa apenas: não há como aprender inglês (ou qualquer outra língua) sem dedicação e esforço. Contudo, de forma alguma o seu aprendizado precisa ser algo punitivo ou maçante. Isto é, tudo pode acontecer de forma leve, descontraída e com ações motivadoras.





Com isso definido, podemos começar a organizar os estudos. Aliás, organização é uma dica essencial, já que, acumular materiais de estudo, de diversas fontes diferentes, não é muito indicado. O ideal, na verdade, é começar devagar, aprendendo palavras comuns, montando frases comuns, com exercícios simples, etc.

como aprender inglês sozinho

No início, não se preocupe com a correção gramatical ou uma pronúncia perfeita. Faça o possível para conhecer as palavras, números e entender frases completas. Nesse sentido, é bom ressaltar que existem alguns apps, como o Memrise ou o Duolingo que são perfeitos para esse primeiro momento. Não deixe de testar essas ferramentas, elas são gratuitas.

Outra dica interessante, é se inscrever em canais no Youtube que ofereçam dicas de inglês constantemente. Com a leveza dos conteúdos, é possível aprender algumas coisas bem interessante de um jeito bem eficiente.

Como aprender inglês sozinho pela internet

Conforme pôde notar, existem boas opções na internet que ensinam como aprender inglês sozinho. Ainda assim, há algumas opções inusitadas que ajudam a complementar os estudos.

Um ideia curiosa, mas muito eficiente é jogar vídeo game. Pois é! Parece estranho, mas existem jogos que possuem belas histórias e, enquanto você se esforça para entender as tramas, vai aprendendo o inglês. E mais, com as muitas opções de jogos online, é possível utilizar os chats desses jogos para bater papo com pessoas que falam inglês. Esse exercício simples será perfeito para melhorar suas habilidades de escrita.

E claro, sempre existem os blogs para dar aquela ajudinha extra nas questões gramaticais. Assim, quando você desejar refinar suas habilidades, bastará recorrer a um desses endereços na web. Existem muitos blogs com conteúdo de grande qualidade por aí.

Passo a passo de como aprender inglês com música

Outra dica tão eficiente quanto divertida é aprender inglês através das músicas. Sim, há como aprender inglês sozinho, acompanhando as músicas dos seus artistas favoritos.

Como aprender inglês sozinho pela internet
(Foto: Universidade do Inglês)

No entanto, será necessário entender que você estará aprendendo, ou seja, estruturar o procedimento é essencial. Acompanhe o passo a passo:

  • Encontre a ferramenta ideal para você ter acesso a um grande número de músicas de forma rápida e ininterrupta. Pode ser o Youtube, o Vimeo, o Spotify, o Deezer, etc.;
  • Monte uma lista com todas as canções (em inglês) que você mais gosta. Lembre-se que tudo deve ser prazeroso, então suas canções favoritas serão importantes;
  • Procure por recursos adicionais para ter acesso às letras das canções;
  • Analise as letras, o vocabulário e a pronúncia;
  • Cante junto com a canção e depois tente cantar sem ela;
  • Aprenda um bom número de canções e retorne àquelas que já dominou, de vez em quando;
  • Tente promover uma evolução dos conceitos, descobrindo canções com mais palavras e letras mais complexas. Com isso, além de melhorar o seu inglês, você descobrirá canções novas.

Portanto, nos dias de hoje, há como aprender inglês sozinho de inúmeras formas. Graças à internet, o acesso à língua inglesa ficou bem mais fácil. E com algumas opções interativas, tudo ficou muito mais divertido. Então, aproveite essas dicas e estude bastante!

Como aprender inglês sozinho do zero: dicas
Avalie essa matéria!