Home » Dicas » Certidão Quitação Eleitoral: RJ, BA, PE, RJ, MG, ES

Certidão Quitação Eleitoral: RJ, BA, PE, RJ, MG, ES




Em ano de eleição muitas dúvidas surgem sobre os principais serviços oferecidos pelos Cartórios eleitorais e até mesmo sobre as funções de alguns serviços e documentos, como por exemplo, a certidão de quitação eleitoral. Antes todos os serviços deveriam ser realizados diretamente em um cartório, com a modernização e o aumento de pessoas utilizando a internet, agora o Tribunal Supremo eleitoral já partilha alguns serviços como a emissão da certidão da quitação eleitoral.

 Pra que serve a certidão de quitação eleitoral

A certidão de quitação eleitoral muitas vezes é solicitada quando os cidadãos estão iniciando a sua vida profissional, seja em um cargo público ou privado. Essa certidão também é solicitada quando o mesmo pretende tirar o seu passaporte. Essa certidão comprova que o mesmo não deve para a justiça eleitoral e que está em dia com as suas obrigações.





 Quem não votou na ultima eleição e não realizou a sua justificativa, precisa comparecer no cartório eleitoral e solicitar a sua regularização. O eleitor vai ter que pagar uma multa que tem um valor baixo, em seguida receberá uma certidão de quitação eleitoral, que deve ser guardada, para comprovar a sua legitimidade, caso venha acontecer algum problema no dia da eleição.

 Como fazer a certidão de quitação eleitoral via internet

Existem alguns passos importantes que os cidadãos devem seguir para conseguir realizar a solicitação da certidão via internet.  O primeiro passo é entrar no portal do Tribunal Superior Eleitoral. O eleitor só vai conseguir realizar a impressão do documento caso não exista nenhuma divergência entre os dados informados e os que estão registrados no cadastro eleitoral.  O eleitor ainda não pode ter nenhuma restrição em seu histórico como, por exemplo, ausência não justificada as eleições antigas.

Se mesmo confirmando todas as informações e não tendo nenhuma divergência, não for possível imprimir, compareça até um dos postos de atendimento eleitoral mais próximo da sua residência, onde você poderá receber orientação e regularizar eventual falha que possa existir.

 Agora ficou simples e rápido retirar o seu comprovante de quitação eleitoral, basta acessar o portal do TSE. No portal ainda é possível encontrar todos os endereços dos cartórios onde é possível emitir esse certificado. Não se esquece de aceitar a opção: Li os termos e desejo emitir/validar a Certidão de Quitação Eleitoral. ( Gostou da dicas? Acompanhe a nossa seção de Dicas, onde todos os dias são postados novidades e orientações que podem ser úteis no seu cotidiano).

Certidão Quitação Eleitoral: RJ, BA, PE, RJ, MG, ES
Avalie essa matéria!


Um comentário

  1. Caso uma pessoa não entregue o comprovante do 1 turno, e entrgue o do 2, sera desclassificado de um processo seletivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*