Home » Beleza e Saúde » Causas e sintomas da diabetes infantil – Sintomas

Causas e sintomas da diabetes infantil – Sintomas


A diabetes também pode atingir os pequenos. Veja a seguir as causas, sintomas, e cuidados necessários com a diabetes infantil:

Tudo o que você precisa saber sobre a Diabetes infantil

O que é diabetes e suas causas

A diabetes é uma alteração na produção de insulina pelo pâncreas ou uma resistência à ação da insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio responsável por transformar o açúcar dos alimentos ingeridos em energia para o corpo.





Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e a tipo 2. A diabetes do tipo 1 é mais comum em crianças, pode aparecer de repente, mas é mais comum entre os 5 e os 7 anos e durante a puberdade. Nela, ocorre a falta ou pouca produção de insulina, não conseguindo ser suficiente para a glicose ingerida.

A diabetes tipo 2 é hereditária e acontece quando as células resistem à ação da insulina, mesmo que sua produção seja normal. Está ligada à obesidade infantil, vida sedentária e maus hábitos alimentares.

Sintomas

Os sintomas da diabetes infantil são sede, aumento de fome e emagrecimento, aumento do número de vezes em que se urina, mal estar, sonolência, fraqueza, tonturas, câimbras e formigamentos. Se não tratada rapidamente, pode evoluir para tremores, suores gelados, taquicardia e falta de resposta a estímulos. Se a falta de tratamento persistir, pode ocorrer coma, perda de visão, derrame, infarto, hipertensão, doenças pulmonares e insuficiência renal.



Tratamentos

O tratamento da diabetes tipo 1 consiste em aplicações diárias de injeções de insulina, podendo variar de 2 e 4 doses por dia. Além disso, é necessário fazer o monitoramento do nível de glicose no sangue.

Já para o tipo 2 não é necessário fazer uso de remédio, mas é fundamental realizar o controle da taxa de glicose, seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios.

Por fim, é indispensável procurar um médico para companhar a evolução da doença nas crianças.

Acesse Beleza e Saúde  e confira outras dicas.



Causas e sintomas da diabetes infantil – Sintomas
Avalie!