11 mil vagas para cursos gratuitos na Petrobrás em 2012

A Petrobrás é uma das instituições mais almejadas por profissionais de diversos setores, devido aos bons salários e plano de carreira que a empresa oferece. Porém um dos grandes problemas que a empresa encontra ao realizar recrutamento é a falta de mão de obra qualificada. Existe uma grande expectativa no aumento da demanda de vagas, devido ao pré sal.

 Cursos de qualificação -Promimp

Para atender a demanda de vagas que tende a crescer, a Petrobrás irá oferecer vagas em cursos através do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp). Através desse programa serão oferecidas cerca de onze mil vagas, todas voltadas para a qualificação profissional. Os cursos são gratuitos e visa atender muitos estados brasileiros.

 O programa foi lançado em 2003 pelo Governo Federal, que está preocupado em ampliar os investimentos do setor na geração de emprego, aumentando a renda de todo o país. A tendência é que o país ganhe uma economia mais democrática e acessível a todos. Investir em conhecimento e na qualificação é uma forma de garantir o acesso às demandas que já estão existindo nesse nicho de mercado.

 Promimp, cursos gratuitos

Além da Petrobrás, participam do programa o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do desenvolvimento, indústria e comercio exterior, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a Confederação Nacional da Indústria e a Associação de Consultores de engenharia, entre outras instituições,  que se uniram para oferecer o melhor para os interessados em atuar na área.

A qualificação profissional pode ser obtida em diversos setores, desde a fase de construção civil, engenharia e manutenção de operação. Os cursos estão divididos em Planseq (Construção Civil), formação de oficiais da Marinha Mercadante e o Plano Nacional de Qualificação Profissional. Os cursos podem ser de nível básico, médio, superior e técnico.

Há cursos também para profissionais que tenham interesse em atuar nas empresas parceiras da Petrobras, incluindo os cursos de caldeireiro, soldador, montador mecânicas, pintor, encanador industrial.  As inscrições devem ser realizadas a partir do dia sete de março até o dia doze de abril diretamente no portal do Promimp.  Quatorze estados farão parte das ofertas de cursos. (Leia também sobre os Cursos a distância gratuitos na Bahia).

44 comentários em “11 mil vagas para cursos gratuitos na Petrobrás em 2012”

  1. o meu grande sonho e trabalhar nesta grande empresa na aria de solda pois sou soldador a muito tempo. mais falta este objetivo trabalha na petrobras.

    Responder
  2. Parabéns pela iniciativa!
    Espero encontrar um curso de acordo com minhas habilidades para participar.

    Mas tem um problema, no momento (5/3/12 20:50h), o site do Prominp está com erro de acesso nos links de Qualificação Profissional.

    Responder
  3. Pessoal, as inscrições iniciam em 7/Março até 12/Abril.

    Veja o cronograma do edital:

    6/3 – Publicação do Edital
    7/3 a 12/4 – Inscrições
    7/3 a 18/3 – Inscrição de isentos
    13/5 – Provas
    14 e 15/5 – Prazo para recurso
    6/6 – Divulgação dos resultados

    Responder
  4. Gostaria de saber onde posso fazer minha inscrição, pois moro em jaboatão dos guararapes. fiquei muito contente pois gostaria de fazer o curso de soldador estou desempregada então quem sabe será minha chance! agradeço a atenção

    Responder
  5. gostaria de saber se no paraná vai ter esses cursos
    pretendo fazer. me qualificar é um grande sonho, trabalhar na petrobras é fazer esse sonho se realizar.

    Responder
  6. SOU DE BELÉM DO PARÁ, GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR DESSE CURSO GRATUITO?
    VAI ABRIR NA MINHA CIDADE? PODERIAM ME ENVIAR INSTRUÇÕES AO MEU EMAIL?
    OBRIGADA..

    Responder
  7. oi queria saber qual cidade de são paulo vai ter o cursos gratuitos
    na petrobrás, se aquem saber onde e, e responder fico agradecido..

    Responder
  8. tenho curso técnico de segurança do trabalho mais ainda não encontrei estagio, mais gostaria de me qualificar mais em outras areas, esta é uma grande chance, como faço para me inscrever.

    Responder
  9. ola sou josemir, tenho 30 anos sou motorista moru em araraquara sp gostaria mt de trabalha na petrobras,como tecnico em petroquimica não conheço essa aria mais gostaria mt de aprede é trabalha.nessa empressa.obrigado por vcs da essa oportunidade.

    Responder
  10. TENHO CURSOS DE OPERADOR DE GUINDASTE,MUNCK E MOPP GASTARIA DE FAZER A INSCRIÇAO NO CURSO DE AUX.DE MOVIMENTAÇAO DE CARGAS,NAO ESTOU CONSEGUINDO PELA INTERNETE O QUE DEVO DAZER?

    Responder
  11. eu,ivo figueira da silva,brasileiro,tenho 35 anos,venho por meio deste simples e humilde comentario.
    a soliciter uma vaga nesta conceituada empresa afins de fazer parte de uma grande equipe de profissionais desta área.
    que possamos atingir excelentes resultados emetas.

    Responder
  12. eu sou encanador gostaria muito de trabalha numa enpresa como a petrobras isso e um sonho que porde ser realidade p/ todos os brasileiro, gostaria muito de faser este curso da petrobras

    Responder
  13. Gostaria de saber,como funciona este projeto da Petrobrás.
    E para participar dos cursos se precisa estar atuando na area,que seja mecânico ou mesmo soldador etc,pois por ser uma grande empresa, muitos profissionais gostaria de exercer uma função.
    Agradeço e espero participar.

    Responder
  14. com serteza quero estar dentro dessa oportunidade, pois foi em um
    cursso gratuito que exerci meu primeiro emprego de soldador. dirà me exercendo
    na funcão pela petrobras 76297883 qualquer hora!!!!

    Responder
  15. Bom dia, me formei recentemente no curso de auxilar técnico em operações de petróleo e gás e sou formado em Técnico em segurança do trabalho, Bombeiro civil e gostaria se saber com se escrever e ter esta oportunidade de ampliar meus conhecimentos nestes cursos grátis e conseguir uma colocação neste mercado e trabalho.Desde já obrigado…

    Responder
  16. Fiquei sabendo que a Petrobrás esta realizando através de uma empresa tercerizada,extração de gás natural na região do norte de Minas, próximo à cidade de Japonvar. Conheço muito bem a região e sei que as pessoas de lá tem necessidades urgentes de empregabilidade, assim como também penso que seria mais fácil para essa empresa viabilizar uma qualificação de mão de obra ali mesmo na região, a trazer recursos humanos de fora, já que a maioria desse trabalho exige nivel básico a técnico de estudo. Gostaria de saber se a Petrobrás tem interesse de viabilizar essa capacitação,se já foi oferecido e se posso intermediar a negociação.
    Aguardo resposta.

    Responder
  17. Ola,gostaria de saber como poderia ganhar um curso da petrobras. E se na refinaria regape de betim ( MG ), tambem fornece cursos gratuitos e em quais areas. Estando ciente de tua atençaão e comprienção deixo aqui meus cordiais agradecimentos…..

    Responder
  18. Tenho 19 anos no momento estou desempregado e queria muito participar desses cursos da petrobras, e fazer parte desta empresa.

    E também gostaria de saber se tem esses cursos gratuitos no rio de janeiro.

    Responder

Deixe um comentário