Décimo Terceiro Proporcional – Como Calcular

Aprenda neste post como realizar o cálculo do Décimo Terceiro Proporcional!

O benefício que recebemos quando estamos trabalhando de carteira assinada todo final de ano é muito esperado pela maioria dos brasileiros. É talvez aquele dinheiro a mais que dá pra comprar algumas coisas que ficaram de lado por todo o ano. É por essas e outras que há uma grande importância em te introduzir neste assunto e fazer com que você entenda como é feita a base de cálculo para chegar no valor correspondente ao que você deve receber.

Esta gratificação do 13º, instiuída no Brasil, deve ser paga ao funcionário em duas parcelas até o final do ano, em um valor que corresponderá a 1/12 (um doze avos) do salário para cada mês de trabalho. É um momento esperado por muitos brasileiros que visam ter uma grana bacana no fim do ano para investir no que desejar.

É importante frisar que a base de cálculo da remuneração é a devida no mês de dezembro do ano em questão ou a do mês do acordo rescisório. Se for ocorrido antes da data, deverá ser validado o valor bruto sem dedução ou adiantamento.

Ao contrário do cálculo feito para as férias proporcionais, o Décimo Terceiro é devido por mês de trabalho ou fração do mês igual ou que supere 15 dias. Desta forma, se o empregado exerceu suas atividades, por exemplo, de 1º de janeiro a 14 de março, terá direito a 2/12 (dois doze avos) de 13º Salário Proporcioal. Isto ocorre porque a fração do Mês de março não foi igual a superior a 15 dias. Por isso, o cálculo é feito mês a mês, sempre prestando atenção na fração igual ou superior aos 15 dias descritos.

- Veja também várias oportunidades bacanas de cursos grátis! Confira!

Exemplo:

Veja como calcular o Décimo Terceiro Salário a partir de outro exemplo, como se o funcionário tivesse trabalhado todos os meses do ano.

Salário base: 650,00
Admissão: 01/01/11
Período trabalhado: 12 meses (um ano)
Décimo terceiro bruto: 12/12 x 650 = 650 (12/12 = meses trabalhados dividido por um ano)
Dedução INSS: 8% (650 x 8% = 52)
Dedução IRRF: Isento (1000 está abaixo do valor de tabela)
Decimo terceiro líquido: 650 – 52 = 598,00

A 1ª parcela do décimo terceiro poderá ser paga de 01/02 á 30/11, e a 2ª parcela até dia 20/12.

Viu como não é muito complicado o assunto? Basta um pouco de curiosidade e correr atrás as respostas que você procura. Qualquer dúvida, posta um comentário aqui e nós respondemos para você. Este exemplo foi captado no site Intrometeu. Já as informações sobre o Salário 13º, foram reproduzidas a partir do site Calculador. Espero que tenhamos te ajudado. Até a próxima!

Categoria: Dicas


Comentários (2)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. wesley disse:

    como calcular o décimo terceiro a partir de 1º de junho?

  2. Messias Queiroz disse:

    Gostaria de saber qual o valor do adiantamento do 13º salário com admissão 07/11/2011 e salário 684,52.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*