X

Costura: Tipos de Máquinas, Dicas, Truques para Iniciantes

Para quem quer iniciar na arte da costura é essencial saber sobre os tipos de máquinas, ir atrás de dicas novas e aproveitar todos os truques para iniciantes que existem, para facilitar o aprendizado.

Costurar também é uma mágica, pois pegar um pedaço de tecido e após algum tempo trabalhando nele e, com ele, ter em mãos uma peça de roupa ou uma peça funcional para a sua casa é maravilhoso e mágico, sim. Atualmente há vários tipos de máquinas de costura com preço acessível, para você não ter que gastar uma pequena fortuna para poder costurar e criar coisas lindas e úteis.


Tipos de Máquinas de Costura

A máquina de costura caseira é a mais simples de ser encontrada, e entre os vários modelos você encontra desde as mais básicas, com poucos pontos, até as mais sofisticadas, com um grande número de pontos e funções.





Overlock

A máquina de costura overlock faz o chuleado e já uma costura reta, ao mesmo tempo. É indicada para peças confeccionadas com tecidos que esticam e que vão sofrer alargamento.

Conheça tipos de máquina de costura e dicas para costureiras iniciantes (Foto: americanas.com.br)

Reta

A máquina de costura reta faz costuras retas, mais básicas. Nos modelos caseiros a máquina de costura reta também possui costura ziguezague e costuras com pontos decorativos.

(Foto: americanas.com.br)

Industrial

A máquina de costura industrial pode possuir vários tipos de pontos, de acordo com cada modelo e tipo.

(Foto: americanas.com.br)

Singer

A máquina de costura Singer é a mais conhecida. A marca possui modelos de máquinas caseiras e industriais e entre elas, uma grande variedade de modelos, com tipos mais básicos e tipos mais sofisticados.

(Foto: americanas.com.br)

Elgin

A máquina de costura Elgin é a segunda máquina mais conhecida entre as costureiras. A marca é muito boa e possui também uma grande variedade de modelos.



(Foto: americanas.com.br)

Janome

A máquina de costura Janome não é tão antiga como as duas já mencionadas e nem tão conhecida, mas entrou no mercado brasileiro para fazer frente aos grandes nomes. O preço desta marca é mais baixo e a variedade de modelos também é grande, porém, se em sua região a assistência técnica não faz reparos nas máquinas desta marca, opte por outra.

(Foto: americanas.com.br)

Brother

A máquina de costura Brother também não é tão conhecida, mas os seus modelos são bem variados. Aqui também você deve averiguar se tem assistência técnica específica para ela perto de você antes de adquiri-la.

(Foto: americanas.com.br)

Dicas de Costura para Iniciantes

É muito importante ter um espaço específico para costura e um tempo livre, sem ninguém te atrapalhando a todo o momento. Tenha também uma mesa grande, para poder cortar as suas peças, mantendo o tecido esticado.

Tenha uma boa tesoura específica para tecido e mantenha-a sempre muito bem afiada. Evite deixar a tesoura cair dono chão.

Guarde todo o seu material de costura em um lugar específico e, tudo junto, nem que seja em uma caixa de sapato velha.

Use tecidos planos e baratos para as primeiras costuras, para que se ocorram erros, o prejuízo não seja grande. E molhe o tecido antes, pois alguns encolhem e se você fizer uma roupa e depois encolher, não vai te servir.

Truques para Aprender a Costurar Sozinha

Assista ao vídeo do canal Do Jeitinho Da Gi e veja dicas de costura para iniciantes parte 1. Confira os outros vídeos bem interessantes do canal Do Jeitinho Da Gi.

Assista ao vídeo do canal Do Jeitinho Da Gi e confira dicas de costura para iniciantes parte 2. Veja os outros vídeos bem bacanas do canal Do Jeitinho Da Gi.

Assista ao vídeo do canal Do Jeitinho Da Gi e veja dicas de costura para iniciantes parte 3. Confira os outros vídeos bem legais do canal Do Jeitinho Da Gi.

Costura: Tipos de Máquinas, Dicas, Truques para Iniciantes
2.7 (53.33%) 3 votes

Fernanda Catelan :