Tratamentos alternativos para dor nas costas

Você sofre de dor nas costas? Conheça tratamentos alternativos para acabar com o incomodo problema.

Pesquisas revelam que a grande maioria da população sofre – ou um dia sofrerá – de dor nas costas.

As dores podem ter diversas causas, como postura inadequada ao andar, sentar e dormir ou problemas na coluna vertebral.

Os tratamentos para as dores, que podem ser muito fortes, costumam ser bastante demorados, e a maioria dos medicamentos apenas alivia os sintomas, que retornam algum tempo depois.

Por outro lado, existem também tratamentos alternativos, que podem ser muito eficazes.

Dor nas costas – Tratamentos alternativos

  • Tratamentos alternativos para dor nas costas. (Foto: Divulgação).

    Acumpultura: a acumpultura é uma técnica chinesa, e faz parte da medicina tradicional do país. As agulhas utilizadas são indolores, e estimulam diferentes pontos do corpo diminuindo diversas dores na primeira sessão: objetivo é equilibrar as funções do organismo. Não há contra-indicações, e para curar dores nas costas são necessárias ao menos cinco sessões. As aplicações podem ocorrer regularmente para prevenir os incômodos, com sessões a cada 15 dias.

  • Reeducação Postural Global (RPG): o RPG tem como objetivo alongar e fortalecer, através de exercícios orientados, os músculos que estão de alguma forma ligados às dores nas costas e também corrigir a má postura. Cinco sessões já aliviam consideravelmente o incomodo. Dores crônicas devem ser tratadas com dez sessões. Porém, os exercícios não devem ser realizados no início da gravidez, por pessoas com Mal de Alzheimer ou com alteração da função cognitiva.

  • Pilates: os exercícios, muito comuns hoje, foram desenvolvidos inicialmente para tratar dores nas costas. Os movimentos do pilates são realizados lentamente e exigem muito controle, o que protege e estabiliza a coluna e as articulações. Não há contra indicações, e os exercícios servem inclusive para a prevenção das doras.

  • Shiatsu: a técnica realiza massagens vigorosas e relaxantes nos mesmos pontos que os utilizados pela acumpultura, que aliviam a tensão na cervical e na

    lombar. Cinco sessões são recomendadas para acabar com as dores nas costas. Grávidas e hipertensos não devem tentar a técnica.

  • Osteopatia: trata-se de uma técnica manual que proporciona alívio para as dores nas costas. O problema pode ser causado por incômodos nos pés, joelhos e ombros, e a osteopatia age na origem da dor.

 Leia também: Receita de dieta antiinflamatória

Categoria: Beleza e Saúde


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*