Transtornos mentais no trabalho – Causas

Confira informações a respeito de transtornos mentais no trabalho – Causas. Entenda os males.

Problemas neste sentido são frequentes no mundo laboral, englobando diversos contextos.

De acordo com o UOL Notícias-Empregos, transtornos mentais são considerados a terceira maior causa de afastamento do trabalho. Os levantamentos são efetuados pela Previdência Social de 2008 até agora.

Estes males somente ficam atrás de doenças do sistema orteomuscular (Lesão por esforço Repetitivo) e lesões traumáticas.

Muitas das patologias psiquiátricas são ocasionadas a partir de situações de estresse ocupacional.

Transtornos mentais no espaço profissional

A Ansiedade é um dos males intrínsecos à situação acima. Este elemento pode atingir diversos profissionais que vivem sob pressão para atingir metas, tomar decisões vitais, que correm risco de vida, etc. O distúrbio pode apresentar variadas facetas, como a Síndrome do Pânico, por exemplo.

Outro mal corriqueiro no âmbito do trabalho é a depressão. Esta ocorre mais nas mulheres, sendo três casos para um em relação aos homens. Professoras são casos comuns. Fatores que podem ser agravantes neste caminho na vida feminina são elementos como o nascimento de filhos, menopausa e alterações endocrinológicas.

A Ansiedade é a segunda colocada nas causas de afastamento de trabalho por doença psiquiátrica. O mal também pode ser acarretado por transtornos de estresse pós-traumáticos, como acidentes com risco de morte, por exemplo. Policiais e bombeiros são profissionais afetados com constância neste caminho.

Males mentais no trabalho

Outro mal conhecido no meio laboral é a chamada Síndrome de Burnout. Este elemento refere-se uma exaustão emocional completa. Neste caso, quem sofre do mal não consegue mais efetuar as funções árduas, que fazia de forma corriqueira, devido à falta de reconhecimento ou de resultados esperados.

Fator também comum também no mundo profissional são as complicações acarretadas pelo consumo de substâncias chamadas psicoativas, ou seja: elementos como álcool, maconha e cocaína.

Este mal engloba em maior parte pessoas que lidam com aspectos sociais evitados pela maioria. Entre exemplos de profissionais comuns nesta conjunção estão os lixeiros e os coveiros.

Quer saber outras informações relevantes sobre o mundo do trabalho? Então confira também estes “Cursos Gratuitos” e estas “Vagas de Emprego”.

Categoria: Notícias, Utilidade Pública


Comments are closed.