Sugestões de atividades para educação física infantil

Encontre aqui algumas sugestões de atividades divertidas para alunos da Educação Física Infantil. Todas as atividades aqui sugeridas, além de divertidas, proporcionam algum desenvolvimento na criança.

Atividades para Educação Física Infantil

1 – Dentro e Fora

Objetivo: testar a rapidez da ação das crianças, quando fornecido um “comando”.

N.º de crianças: no mínimo 2 (ideal: até 4)
N.º de adultos: 1
Local: um espaço razoável, de preferência em uma sala que tenha um tapete que esteja firme ao chão
Regras
O adulto organiza a brincadeira, informando as crianças que em cima do tapete é a região conhecida como “Dentro” e fora do tapete é a região conhecida como “Fora”.
Todas as crianças vão para fora do tapete, ou seja para “Fora” para que o jogo se inicie.
O adulto começa a falar, em voz alta, as regiões para onde as crianças devem saltar e, assim, se ele falar a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete e quando falar a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete.
O adulto continua a falar as palavras mágicas (“Dentro ou Fora”) num intervalo cada vez mais curto (3 a 5 segundos) de forma absolutamente aleatória: Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Dentro, Dentro, Fora, Fora, etc.
Como o tempo é curto e a cada mudança de palavra, as crianças devem obedecer e saltar, o risco de que algumas delas cometa um erro é grande.
Quando isto acontece, as crianças que erraram são eliminadas desta rodada.
Convém lembrar que os erros são de 2 tipos: a criança pode saltar para “Dentro” (ou “Fora”) indevidamente ou “esquecer” de saltar.
Quando só sobrar uma criança na rodada, ela é declarada vencedora desta rodada e ganha 1 ponto.
Sucedem-se 5, 10 ou 15 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.
voltar ao topo

2 – Tocar o cego

Local: ao ar livre

Regras: Os alunos deverão sentar-se em círculo. Ao centro, um colega de olhos vendados.
Execução: um colega do círculo se levantará, tocará o ceguinho e se sentará novamente. Pelos movimentos feitos, o cego tentará adivinhar quem o tocou.

3 – Jogo do Pum

Local: ao ar livre ou em uma sala

Regras: Os alunos serão postos em círculo, por um adulto, e receberão números, mas, chegando ao número ”7” deverá dizer “PUM”, substituindo-os. O aluno que demorar em falar ou não substituir o número por “Pum” deixará o jogo toda vez que errar. O jogo é renumerado pelo aluno colocado à sua direita.

4 – Batata quente

Local: quadra, pátio, sala

Material: lenço

Regras: Os alunos sentarão em círculo, ficando um em pé ao centro. Um nó será dado em um lenço, para que passe a ser a batata quente. Ao sinal, o aluno do círculo atira a “batata quente” ao outro e, assim, sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanhá-la. Se conseguir, trocará de lugar com o aluno que arremessou.

Categoria: Dicas, Educação


Comments are closed.