Restauração de móveis de madeira passo a passo

A restauração de móveis é uma forma de reaproveitar móveis antigos dando vida nova ao mesmo. Existem técnicas simples que podem ser feitas em casa de forma rápida e prática. Veja alguns detalhes sobre como criar essas técnicas.

Restauração de móveis  com decoupage

Créditos:revistacasaejardim.globo.com

A restauração pode ser feita em bancos de madeira com decoupage. Serve para decorar jardins, área externa  ou outra área que você desejar em sua casa. Há algumas marcenarias que trabalham exclusivamente com a construção de bancos de madeira feita com madeira de demolição, esses móveis podem ser facilmente decorado com a decoupage.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Comece lixando a peça de madeira para evitar que fique qualquer lasca ou pedaço de madeira. Pinte com uma tinta acrílica  o banco com cores clara e deixe secar. Use entre uma ou duas mãos de tinta.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Use guardanapo para fazer a decoupage. O guardanapo é composto por 3 camadas, retire duas e deixe apenas a que tem desenho. É possível aplicar o guardanapo inteiro ou em pedaços. Corte os pedaços com a mão de forma irregular, para ganhar um efeito inusitado.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Com uma cola especial para decoupage cole o papel no lugar que desejar. Se o banco for usado para o exterior, use a cola apropriada, pois existe a cola para interior e exterior. Ao aplicar a cola espere um ou dois segundos antes de colocar as figuras, para conseguir o ponto de “mordência”, quando a cola deixa de ficar tão líquida e passa a ter maior aderência.

Créditos:programaartebrasil.com.br

Depois de colado todas as figuras é necessário impermeabilizar o banco. Dessa forma todo o contorno do papel que ficou na borda irá sumir. Outra opção é usar um verniz para proteger um pouco mais a peça. Se quiser dar um ar de envelhecido use uma lixa para finalizar.

Conheça mais sobre artesanato lendo sobre :Como fazer porta jóias de jornal

Categoria: Artesanato


Comments are closed.