Regras para uma alimentação saudável

Ter uma refeição saudável é uma preocupação constante nos dias atuais, não somente pela busca excessiva do corpo ideal, mas principalmente para melhorar a qualidade de vida, incluindo a melhora da saúde.  Quer saber mais como ter regras para conquistar uma alimentação saudável? Veja aqui como buscar uma vida com qualidade.

Créditos:fayettehealthdept.org

Dicas para alimentação saudável

Não é novidade que para ter uma alimentação saudável é preciso ter equilíbrio entre os diferentes grupos de alimentos, que devem ser ingeridos moderadamente. Portanto, um pouco de disciplina e boa vontade são essenciais quando o assunto é alimentação saudável.

Não realize nenhuma mudança brusca em sua alimentação, mas comece vagarosamente, substituindo itens industrializados e gordurosos por alimentos saudáveis.  Aumente a quantidade de fibras que você ingere que pode ser em formas de frutas, legumes ou até mesmo com uma deliciosa barra de cereal. No começo você pode até estranhas, mas se mastigar vagarosamente e começar a perceber o sabor de cada alimento, as mudanças podem ser reais.

Seja rigoroso com os horários da sua alimentação, esse hábito pode ser essencial para aumentar o controle da fome sem atrapalhar ou desregular nenhuma outra refeição. Em cada refeição, reduza um pouco do excesso do consumo de certos alimentos, incluindo carboidratos, gorduras e açucares.

Como controlar a alimentação

Créditos:theomflow.com

Quando você decidir sair da linha e comer um belo churrasco ou atacar um belo prato de brigadeiro, existem duas regras essenciais: 1º nunca se sinta culpado e 2º reduza a quantidade de ingestão de gordura e açúcar ou do componente que tenha exagerado nos próximos dias. Não faça disso uma rotina, tente deixar um dia na semana para comer coisas que devem ficar fora do cardápio.

Comece a observar a quantidade de alimentos que é necessário para saciar a sua fome. Para isso você precisa mastigar melhor seus alimentos, pois quando você mastiga rápido, não dá para perceber o quanto você está saciado. O interessante nisso tudo é que o cuidado com a sua alimentação está diretamente relacionado com o cuidado com o seu corpo, sua vida e com amor próprio.

Caso sejam muito difíceis para programar todas essas mudanças sozinhas, não deixe de procurar ajuda, seja psicológica, de um médico ou principalmente de uma nutricionista, que saberá orientar melhor sobre como fazer essas mudanças pouco a pouco.

No dia a dia tente incrementar as suas refeições com alimentos saudáveis, incluindo nutrientes e vitaminas que pode encontrar-se em cereais, vegetais, peixe, frango, carne, castanhas e produtos lácteos. Procure conhecer melhor sobre os tipos de alimentos que oferecem vantagens, como Antioxidantes e vitaminas para seu organismo.

 Ao começar a ingerir maior quantidade de fibras no dia a dia, não se esqueça de aumentar o consumo de água. As fibras são essenciais, mas sem o consumo de água, você poderá ter problemas com o intestino.  Comece hoje mesmo a mudar seus hábitos e lembre-se a mudança é lenta, mas com certeza em poucos meses você começará a se sentir diferente, tendo mais disposição e uma saúde de qualidade. (Aproveite para aliar a alimentação saudável com a mudança de pensamentos.Leia também dicas sobre Pensamentos e atitudes positivas para emagrecer).

Categoria: Beleza e Saúde


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*