Quando começa e quando termina o Horário de Verão 2013/2014?

Quando começa e quando termina o Horário de Verão 2013/2014?

Acabamos de entrar no mês de outubro e já temos data definida para o início e também para o término do Horário de Verão 2013/2014.

Este é um período muito aguardado por milhares de pessoas, que enxergam muitos benefícios nesse horário diferente, mas também muito aguardado pelas autoridades, que apostam neste horário para garantir uma economia elétrica, aproveitando esses benefícios e os recursos que as estações oferecem.

Quando começa e quando termina o Horário de Verão 2013/2014?

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o início do Horário de Verão 2013/2014 está agendado para o dia 20 de outubro de 2013, devendo seguir até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Portanto, neste período, moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão de manter seus relógios adiantados em uma hora. Ao término do Horário de Verão, deverão atrasar seus relógios em uma hora.

Estados das regiões Norte e Nordeste não aderem a este horário temporário, nem mesmo a Bahia, que no Horário de Verão 2012/2013 resolveu aderir.

Confira também: Vestidos Moda Verão 2014

Por que existe o Horário de Verão?

O Horário de Verão é adotado nesta estação porque durante este período os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação à posição do Sol.

Desta forma, as luzes são atendidas mais tarde, tornando o novo e temporário horário uma forma super eficiente de economizar energia elétrica.

Com exceção da Bahia, nenhum outro estado pediu para entrar ou para sair desde programa neste ano. Na opinião das autoridades, o interesse dos outros estados em participar do Horário de Verão seria muito importante, tendo em vista que o consumo de energia cai cerca de 4,5 % no horário de pico, nos lugares onde este horário funciona no verão.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *