Projetos de cozinhas com fogão a lenha

Os fogões a lenha é uma tradição antiga no Brasil e geralmente pode ser encontrado ainda em restaurantes tradicionais, principalmente de comida mineira que tem a fama de comida caseira e gostosa. O sabor da comida feita em fogão a lenha é diferente, pois ao invés de praticidade e rapidez oferecida pelos fogões e fornos convencionais, a demora ao cozinhar transforma a propriedade e substâncias presente nos alimentos em uma sensação agradável ao paladar.

Importância do Fogão a lenha

Esse tipo de fogão foi muito utilizado até a década de 70, pois logo em seguida surgiram os modelos convencionais e modernos que agora são desenvolvidos com altas tecnologias. Porém para quem deseja ter em casa um fogão a lenha, saiba que muitos arquitetos e decoradores ainda fazem projetos com esse tipo de fogão.

Algumas pessoas querem ter o fogão para conseguir desenvolver um prato delicioso, outras pela tradição, algumas pelo fato de que o design retro faz parte da tendência atual e por último para poder receber amigos e familiares e oferecer uma comida diferenciada. Seja dentro de uma cozinha interna ou em uma cozinha externa, a inspiração para ter um projeto como esse pode ser encontrado em imagens e fotos de cozinhas já existentes .

A lenha é o combustível utilizado pelo fogão e que pode ser encontrada para comprar em casas especializadas na venda desse objeto. O objeto pode ser construído por um pedreiro ou até mesmo por empresas que oferecem serviços de construções de churrasqueira, que geralmente oferecem também esse serviço opcional.

 Imagens de fogão a lenha

Apesar de rústicos na sua maioria eles são visto como uma solução para cocção de alimentos com um sabor acentuado. Existem variações quanto ao formato e modelo de fogão a lenha, disponíveis nas lojas e empresas especializadas. Geralmente ele é desenvolvido com pedras, barro e tijolos que saem diretamente no chão. E quando são colocados dentro de casa é recomendado o uso de uma válvula de escape para que a fumaça saia, como se fosse uma chaminé.

Selecionamos algumas imagens de projetos para que os leitores possam ter algumas sugestões e idéias para inspirar antes de fazer o seu próprio projeto. O interessante é que esse tipo de fogão pode ser utilizado tanto em cozinhas com aspectos rústicos quanto as com uma decoração moderna, graças ao bom gosto de muitos decoradores e arquitetos.

Após a implantação do fogão em sua casa é preciso alguns cuidados para não prejudicar a sua família e seus equipamentos, pois os utensílios utilizados nele têm a tendência a escurecer, por isso é aconselhável buscar panelas feitas de pedra ou barro que são recobertos com um material escuro e funciona como um isolante térmico. (Outras dicas de decoração podem ser acessadas direto na categoria Casa e decoração do Grzero)

As cozinhas desenvolvidas em lugares abertos podem sofrer com o vento que acaba diminuindo a potencia do fogão. A fumaça quando não é exposta a uma chaminé de exaustão pode prejudicar a cobertura das casas, por isso busque desenvolver um projeto evitando esse tipo de problemas.

Categoria: Casa e Decoração


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*