O que faz um técnico em logística e quanto ganha

O que faz um técnico em logística e quanto ganha esse profissional? Tire suas dúvidas sobre a profissão, salários, como anda o mercado de trabalho e muito mais.

A eleição de uma área profissional constitui-se como um dos eventos mais complexos ou, no mínimo, mais conflitantes na vida de uma pessoa comum.

É importante possuir noções sobre mercado de trabalho, faixas salariais atualizadas, opções sobre cargos etc.

O que faz um técnico em logística?

O conceito de Logística surgiu da área da Administração de Empresas, responsável pelo transporte e armazenamento de mercadorias para as empresas, planejando a movimentação de recursos para que a empresa, bem como seus serviços oferecidos, atuem de maneira eficiente.

Para isso, existe o Técnico em Logística, que é o profissional capacitado a lidar com processos de armazenamento, movimentação, transporte, distribuição, planejamento, programação e produção de materiais e serviços.

É o Técnico em Logística que cuida de todo esse sistema das empresas, para que aconteça com a maior segurança possível, agilidade e baixo custo.

Ao técnico em logística, por exemplo, cabe a responsabilidade de administrar os materiais e recursos em uma empresa com o objetivo de melhorar o uso dos espaços e diminuir o tempo e custo de cada etapa de produção. Logo, a atuação do técnico em logística é procurada em fábricas e canais de distribuição, como portos, empresas de transporte, entre outros locais.

Para se formar como um técnico em logística é necessário cumprir cursos técnicos, tecnólogos ou mesmo realizar cursos bacharelados na área – tornando-se um analista –, além de ser possível de se especializar em logística a partir de cursos de Engenharia, Administração ou mesmo Economia.

tecnico em logistica

O Técnico em Logística no Mercado de Trabalho

Atualmente, o Mercado de Trabalho está bastante aquecido na área da Logística.

Ao mesmo tempo, o Técnico em Logística enfrenta bastante competitividade, e dentro da profissão enfrenta também pressões, inclusive em níveis mundiais.

Esse profissional pode atuar em qualquer empresa que transporte seus produtos e/ou mercadorias. Ou seja, esses técnicos não são contratados em empresas somente da área de industrializados, mas também da área de prestação de serviços e afins.

A contratação de um Técnico em Logística é indispensável para que esse serviço de transporte seja executado com sucesso nas empresas e, ao mesmo tempo, tenha um planejamento de custos não muito altos, de segurança no trabalho, agilidade e eficiência. Até porque, nos dias de hoje, quem manda é o cliente. Então, o cliente deve receber seu serviço dentro do prazo estabelecido ou mesmo antes, para que fique ainda mais satisfeito.

 

curso logistica

Salário inicial do Técnico em logística 

O salário de um profissional Técnico em Logística pode variar de região para região, pois cada cidade dentro dos Estados brasileiros possui suas próprias leis salariais, diferentes uma das outras.

De conhecimento obrigatório a quem se interessa pela formação de técnico em logística, o valor do salário inicial em média situa-se entre 2 e 4 salários mínimos, no caso de nível técnico de formação. Já no caso de nível superior, sobe para 6 a 8 salários mínimos.

Conheça u pouco mais sobre o Curso técnico em logística no SENAI:

 

 

Categoria: Educação


Comentários (8)

Trackback URL | Comments RSS Feed

  1. leacir pereira disse:

    ESTOU CURSANDO O TERCEIRO PERIDO DE TÉCNICO EM LOGÍSTICA E GOSTEI MUITO DA MATÉRIA.
    MUITO BOA INTERESANTE DE MAIS.

  2. Ivanilda disse:

    Gostei da materia,mas fico um pouco insegura pra fazer o curso de logistica,pois tenho 41 anos e estou fora do mercado de trabalho.E com alta competitividade na área acredito que fica ainda mais dificil.

  3. Lindomar Souza disse:

    Estou cursando Técnico em Logística pela ETEC mas ainda não trabalho na área, por enquanto trabalho de Ass Adm. Gostaria muito de trabalhar na área de logística

  4. Lucas Amaral Rego disse:

    Boa noite pessoal,
    Realizei o estudo superior de Logística na Universidade Uninter, atualmente faço MBA em Gestão Estratégica de Custos, trabalho em um grande jornal do Paraná na função de técnico em logística, para quem esta indeciso sobre realizar ou não este curso posso deixar a minha opinião. Sem dúvida é um excelente curso, porém na pratica ela exige muito mais do que parece. Como esta área depende e se relaciona com vários departamentos dentro da empresa, muitas vezes você será cobrado por atrasos de outros setores e terá que se desdobrar para atender a demanda dos clientes. Se você gostar do que faz provavelmente isso será a motivação a mais, caso o contrário logo você estará infeliz e desmotivado no ambiente de trabalho. Quanto ao salário vária muito de estado para estado, a média fica em torno de 4 salários mínimos.
    Até mais!

  5. Marli disse:

    Tem um mes que comecei no curso tecnico logistica, estou muito empolgada porque o curso é otimo. Pretendo começar a trabalhar na area ate o final do ano de 2014.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*