IPVA SP 2013 – Tabela, Consulta de valor, 2ª Via

Quer saber mais sobre o IPVA SP 2013? Entenda melhor como funciona o pagamento do imposto e veja também como é possível obter desconto no valor calculado.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto estadual cobrado anualmente pela Receita Federal de pessoas que possuem veículos automotores, sejam eles carros, motocicletas, aeronaves ou embarcações.

A alíquota do imposto varia de acordo com o estado, mas de maneira geral representa de 1% a 6% do valor do veículo (veículos utilizados para transporte pagam 1% e veículos movidos a Gás Natural Veicular 2,5%).

Da quantia arregadada com o pagamento do IPVA, 50% fica com o município onde circula o veículo e o restante vai para os cofres do governo, e é aplicado em áreas como transporte, saúde e educação.

IPVA SP 2013 – Como obter desconto?

IPVA 2013. (Foto: Divulgação).

Como muitas vezes o valor do IPVA é alto, maneiras de obter desconto são muito bem vindas. Em 2013 cerca de 180 mil motoristas terão desconto no imposto no estado de São Paulo, o que se deve ao programa Nota Fiscal Paulista (NFP).

O programa, que promove a devolução de impostos pagos pelos contribuintes durante a compra de bens e serviços, possui a opção de deduzir o crédito obtido do valor a ser pago do IPVA.

No próximo ano o valor utilizado para para abatimento do IPVA chagará a R$ 37 milhões.

Através do programa Nota Fiscal Paulista o governo de São Paulo já realizou o pagamento de aproximadamente R$ 6 milhões em créditos. Para aproveitar o benefício é necessário realizar cadastro no site da NFP e pedir o CPF na nota fiscal no pagamento de uma compra.

Valores do IPVA SP 2013 devem cair

Devido à redução do Imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre veículos novos promovida pelo governo, o valor do IPVA SP 2013 deve ser menor.

Os valores devem ser menores para veículos usados, e a diminuição pode varias de 10% a 20%.

Como consultar valores e tirar a 2ª via IPVA SP 2013?

O site da Receita Federal possibilita aos motoristas diversas facilidades. É possível realizar licenciamento online, calcular valores e gerar a 2ª via da guia de pagamento do IPVA e do DPVAT.

Para maiores informações ligue de um telefone fixo para 0800 170 110.

Categoria: Carros e Motos


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*