Franquias de bares e restaurantes no Brasil

Procurando uma boa oportunidade para investir? As franquias estão atraindo cada vez mais investidores em busca de crescimento.

A economia brasileira vive um bom momento: aquecida, tem estimulado milhares de pessoas a investir em novos negócios. Ser um empresário e seu próprio chefe são fatores que estimulam o surgimento de novas franquias. Algumas alternativas exigem baixo investimento inicial, estão sendo implantadas por todo o país, e tornam mais fácil criar o próprio negócio:

Leia também: Mais de 8 mil vagas abertas em todo o país

Dicas de franquias de bares e restaurantes

  • Franquia "Nosso Bar". (Foto: Divulgação).
    Franquia “Nosso Bar”. (Foto: Divulgação).

    Rede Spoleto: a Spoleto é uma rede de restaurantes de comida italiana que conta atualmente com 310 lojas no Brasil e no mundo (são 28 no exterior, sendo 26 no México e 2 na Espanha). Algumas razões para investir são: administração simples; espaço pequeno para operação; baixo investimento; retorno do capital inicial em 24 a 36 meses; produtos de fabricação própria; cadeia de suprimento centralizado com mais de 95% de todos os itens comercializados. O faturamento médio da franquia é de R$ 100 mil, sendo o valor correspondente à taxa de franquia igual a R$ 60 mil: a margem média de lucro varia de 15% a 20%. Uma loja padrão tem cerca de 10 funcionários entre cozinheiros, ajudantes de cozinha, atendentes, caixas, copeiros e subgerente. O investimento necessário para instalação da franquia em shopping centers (35m2) é de partir de R$ 300 mil e em lojas de rua (150m2) a partir de R$ 450 mil. Para seu um franqueado, acesse o site da Spoleto.

  • Restaurantes Molho Caseiro: a rede de restaurantes oferece pratos da culinária italiana. Todos os produtos são fabricados pela própria empresa. A sugestão é que a franquia seja aberta em cidades com população a partir de 200 mil habitantes e em local de intenso fluxo de pessoas. Para maiores informações acesse o site do Molho Caseiro.

  • Franquias Ambev: a Ambev foi a primeira empresa a desenvolver franquias de bebidas, inclusive para pequenos e micro empreendedores. O “Nosso Bar” é uma opção que exige investimento inicial de R$ 28 mil, faturamento médio de R$ 25 mil e retorno de 12 a 20 meses. Já o “Chopp Brahma Móvel” é um quiosque sobre rodas com investimento a partir de 10 mil, faturamento a partir de R$ 5 mil e retorno a partir de 12 meses. O “Quiosque Chopp Brahma”, ideal para shopping certers, necessita de investimento a partir de R$ 25 mil (sem o ponto comercial), e o retorno deve ocorrer, em média, em 18 a 24 meses. Opções mais caras são o “Seu Boteco”, com investimento inicial a partir de R$ 500 mil (inclusos instalação + taxa de franquia + capital de giro), e a Loja Chopp Brahma Express, com investimento inicial a partir de R$ 250 mil (sem o ponto comercial) e retorno em 24 meses. Para maiores informações acesse o site da Ambev.

Sebastião Ferreira

Sebastião Ferreira é redator do Blog GRzero há 2 anos, trabalha como redator freelancer e escreve para alguns jornais e revistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *