Exercícios para melhorar a dicção – Dicas

Quem trabalha com comunicação e usa a voz precisa tomar alguns cuidados para evitar que a dicção e as cordas vocais sejam prejudicadas. Além de beber muita água para hidratar as cordas vocais, existem alguns exercícios que devem ser realizados diariamente para melhorar e conquistar uma condição estável da sua voz. Veja aqui algumas dicas de exercícios e treinamento para quem fala em publico ou utiliza a voz como meio de trabalho, como os profissionais de telemarketing, radialista e professores.

 Exercícios para a dicção

  1. Uma forma de melhorar a dicção é treinando a sua leitura. Pronuncie palavras em voz alta, observando o som das letras. Use um livro para ler corretamente.
  2. Aprenda a controlar a respiração diafragmática durante o ato de leitura.
  3. Exercícios de trava línguas, correção de sibilação e articulação contribui para a melhora, pois ela facilita que os lábios e a língua fiquem soltos e a pronuncia fica melhor.
  4. O relaxamento da voz é essencial, apoie o dedo indicador no seu nariz e faça os lábios vibrarem cerca de 1 minuto, em seguida aguarde 30 segundos em silencio e repita novamente. Devem ser realizadas 3 séries.
  5. Um exercício bem simples que pode ser feito em casa é colocar um lápis ou uma objeto parecido entre os dentes e ler um texto de dez linhas, em seguida retire o lápis e leia novamente, isso lapida a dicção.
  6. Faça um exercício  de articulação, pronunciando com o maxilar bem aberto as palavras: mua, mué, mue, mui, muó, muo, muu.
  7. Para quem tem erros e dificuldade em exercitar sozinho é necessário buscar a ajuda de um fonoaudiólogo que irá realizar uma analise e orientar de forma correta o que deve ser feito para melhorar a fala. (Leia também sobre o Curso de arte digital grátis).

Categoria: Dicas


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*